Cirque du Soleil no Brasil em sua nova turnê


14 Flares Facebook 2 Twitter 12 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 14 Flares ×

igor_queiroz_cirque_du_soleil_01.2013.12.23Apesar de termos a categoria Cinema/Arte, não é muito comum usá-la para textos sobre Arte. Com a nova turnê do Cirque du Soleil chegando ao Brasil, essa realidade merece ser quebrada. Se você, assim como eu, tem interesse pela arte e pelos grandes espetáculos, assistir ao grande espetáculo circense do Cirque du Soleil você deve (como o mestre Yoda diria).

Um pouco da História do Cirque du Soleil

O grande espetáculo circense conhecido mundialmente, teve o seu início lá nas terras gélidas do Canadá, mais especificamente em Quebec na cidade de Baie-Saint-Paul na década de 80. Os artistas de rua Guy Laliberté e Daniel Gauthier fundaram a companhia circense no ano de 1984 (no ano de nascimento desse que vos escreve), que hoje é de longe a companhia circense mais rentável e bem sucedida de toda a história da humanidade. No ano de 2000 Guy Laliberté compra a parte das ações de Daniel Gauthier, tornando-o sócio majoritário com 95% do patrimônio do Cirque du Soleil como consequência disso, lhe colocando na seleta lista de bilionários da revista Forbes.

igor_queiroz_cirque_du_soleil_02.2013.12.23Se em sua época de fundação o Cirque du Soleil contava com cerca de 73 funcionários, hoje a trupe já conta com mais de 3500 empregados, fazendo turnês por todos os confins do globo terrestre. Vale lembrar que o conceito por trás do espetáculo do Cirque du Soleil é bem distante do que estamos acostumados a ver nos espetáculos circenses convencionais, a começar pela ausência de animais nas apresentações. Outro diferencial bastante característico do Cirque é a ausência de picadeiro. Mas sem dúvidas, o maior destaque do espetáculo está em sua trilha sonora que é tocada ao vivo e ao fato de que toda apresentação conta uma história. Além disso tudo, como se já não bastasse todos esses requintes, a trupe ainda se utiliza do “Cirquish“, um dialeto imaginário criado especialmente para as apresentações.

E essa turnê do Cirque du Soleil no Brasil?

igor_queiroz_cirque_du_soleil_03.2013.12.23Agora que vocês já sabem por que não devem perder esse espetáculo por nada nas suas finitas vidas, podemos começar a falar da tão esperada turnê que está prestes a ser iniciada aqui na nossa República das Bananas.

O Cirque du Soleil no Brasil passará por algumas capitais brasileiras (meio óbvio, né?), e essas são Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. A apresentação desse ano chama-se Corteo (cortejo em italiano) e contará com temas que vão desde o cômico ao trágico, e como eu já disse antes, com a cereja do bolo que é a música ao vivo que acompanha o espetáculo. Caso você more na terra da garota de Ipanema, você pode comprar os ingressos para Corteo no Rio em sites especializados. Aliás, nesses mesmos sites especializados você também pode comprar ingressos para outros eventos (o Who’s Nerd? indica).