Mangás de Gen – Pés descalços são retirados de bibliotecas de escolas japonesas 1


5 Flares Facebook 1 Twitter 2 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 5 Flares ×

igor_queiroz_gen_pes_descalcos.2013.08.19

O comitê de educação da cidade de Matsue, Japão, decidiu retirar das bibliotecas de suas escolas os exemplares de Gen – Pés descalços. A decisão foi tomada após reclamações sobre o conteúdo histórico mostrando as tropas do império japonês praticando atos de violência. Segundo a reclamação, a crianças podem ter uma percepção errada da história, pois a obra descreve atrocidades cometidas pelas tropas do império japonês que não aconteceram.

O comitê de educação afirma que a obra foi retirada não pelas ditas incoerências históricas contidas no mangá, mas sim pela presença gráfica de violência. A viúva do criador Keiji Nakazawa, Misayo Nakazawa, disse que o conteúdo de violência no mangá é amenizado para a leitura dos mais jovens.

Gen – Pés descalços é uma série de mangás japonesa da década de 70, que conta a história de Gen Nakaoka, um garoto de 6 anos de idade que é um dos sobreviventes da bomba atômica que devastou a cidade de Hiroshima na segunda guerra mundial. A história do mangá é baseada na própria história de Keiji Nakazawa, o criador da obra. Keiji Nakazawa faleceu em 19 de Dezembro de 2012, e deixou um legado de uma história para ser contada por gerações e gerações. Esse que vos escreve sempre teve vontade de ler Gen – Pés descalços, mas até hoje nunca encontrou uma oportunidade.

[via ANN]

  • Clauber Cristopher Casemiro

    Cara, dá um jeito, lê sim, por que é uma das melhores coisas que li na vida, sem exagero…e prepare os lenços, rsrs, por que é triste demais…