Project Phoenix é tudo que os fãs de JRPGs queriam e muito mais


5 Flares Facebook 0 Twitter 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 5 Flares ×

igor_queiroz_project_phoenix.2013.08.19

Se você, assim como eu, é fanático por JRPGs, talvez Project Phoenix seja o jogo independente que veio na hora certa para mostrar para a grande indústria japonesa que eles estão fazendo tudo errado, e que precisam rever os próprios conceitos se ainda quiserem fazer a diferença nesse mercado tão concorrido que é o de Jogos Eletrônicos. O projeto que está buscando “incentivo monetário” no site de crowdfunding Kickstarter, pediu o valor discreto de U$ 100.000 obamas, que obviamente já atingiu sem muito esforço o valor da campanha, e até o momento da criação desse post já conta com a quantia generosa de pouco mais de meio milhão de dólares.

Por que tanta euforia para um estilo de jogo tão defasado?

Não sei bem qual foi o momento da história da indústria de jogos onde o subgênero JRPG passou a ser visto como defasado, mas imagino que já no início da geração do Playstation 2, o fato de Final Fantasy X, um jogo de uma das séries mais importantes desse subgênero, ter modificado tanto alguns elementos característicos da série, já apontava um certo descontentamento por parte dos desenvolvedores japoneses. Eis que ao meu ver, esse foi o começo do fim, já que depois dele, essa série caiu numa sequência de péssimas decisões quanto as suas inovações de jogabilidade e de desenvolvimento de enredo também.

Pois bem, passaram-se longos anos e poucos jogos desse gênero se sobressaíram, e percebendo esse déficit de bons jogos, uma equipe formada por veteranos da indústria resolvei lançar uma campanha no Kickstarter afim de coletar verbas para criar um jogo feito de fãs para fãs. Esses mesmos veteranos já participaram de vários jogos AAA, dentre eles Final Fantasies, The Elder Scrolls: Skyrim, Valkyria Chronicles, L.A. Noire, Diablo III, Halo 4, Crysis 3 e muitos outros. Sim, você leu Final Fantasies. Final Fantasies por que ninguém mais, ninguém menos do que o mestre Nobuo Uematsu está colaborando com a trilha sonora de Project Phoenix, sendo esse o seu primeiro trabalho em um jogo independente.

Então teremos de volta um JRPG com ATB, histórias fantásticas e tudo mais?

igor_queiroz_project_phoenix_gameplay.2013.08.19

Quase isso, cara pálida, a não ser pelo fato de que Project Phoenix é na verdade um JRPG Tático, bem aos moldes de clássicos como Tactic Ogre e Final Fantasy Tactics. Isso de nenhuma forma deve ser visto como algo negativo, posto que jogos desse gênero acabam tendo muitas vezes histórias fantásticas e extremamente bem trabalhadas, além de personagens muito bem trabalhados e uma trilha sonora para lá de viciante.

Seja como for, ainda restam 22 dias para a campanha de Project Phoenix acabar, e se depender de uma massa de fãs órfãos de um bom JRPG tático, esse projeto chega fácil aos seu 1 milhão de doletas. Esse que vos escreve avisa que para garantir já a sua cópia digital para PC, basta fazer uma doação de U$ 20 dólares lá na campanha deles. Abaixo vocês podem ver o vídeo da campanha.

Project Phoenix terá versões para Windows, Mac e Linux via Steam, e também para iOs e Android (sendo essas versões diferentes, devido as limitações das plataformas móveis). Ainda estão vendo a possibilidade de entregar uma versão do jogo para PS4.

[via Joystiq]