Top 15: Os Maiores Líderes da TV


12 Flares Facebook 5 Twitter 5 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 12 Flares ×

igor_queiroz_top_15_topo.2013.08.23

Salve, salve, nerdalhada! Aqui estamos com mais um Top 15 (o nosso segundo), e nesse falaremos sobre os grandes líderes da Televisão. Quando eu falo líderes, não necessariamente estou falando dos mocinhos, hein? Para produzir essa lista, me baseei nos conceitos sobre líderes apresentados no site tvtropes.org, onde ele divide os tipos de líderes em quatro. Nos acompanhem nesse mais novo post e saiba quem foram os nossos escolhidos e entenda um pouco mais sobre os tipos de liderança.

Obs: Desculpem-me pelo atraso de um dia, o post se tornou maior do que eu esperava.

Obs2: Desculpem-me pela arte porca do topo, na correria para fazer o post, foi o melhor que consegui fazer. 😛

Top 15: Os Maiores Líderes da TV

Como dito no começo do post, a fonte que tomamos como base para conceituar os tipos de liderança dividiu em quatro esses mesmos tipos de liderança, e são eles:

  • Tipo I: Os mentores. Eles costumam montar sua equipe para uma finalidade específica, e têm objetivos claros em mente desde o início. Eles contam com a sua inteligência e capacidade de estar sempre um passo à frente dos concorrentes. Eles são mestres da manipulação e táticas. Versões mais leves são geralmente o cara inteligente, estrategista, ou um herói manipulador. Versões mais sombrias são geralmente gênios do mal ou o grande malvado (A má contraparte do Líder-do-Bando-de-Cinco-Malvados). Eles tendem a agir a partir dos bastidores, mas tome cuidado, pois a regra de “quanto maior a patente, maior a força” pode ainda estar em vigor.
  • Tipo II: Sensatos. Os membros mais práticos, experientes, maduros ou neutros do grupo. Eles são os mais naturalmente qualificados para assumir a responsabilidade da equipe sobre os seus ombros e levados tanto por um sentimento de carinho para com os seus companheiros de equipe ou um senso de dever para com os seus objetivos. O mais provável é dos tipos de sofrer das “Correntes do Comando“. Um tipo efetivo II é geralmente o capitão, mas eles podem ter de afastar os dissidentes persistentes e outros “imprevisíveis” para manter a ordem. Pode comandar da base ou agir como líder de campo. Eles preferem ter um plano funcionando, mas estão dispostos e são capazes de agir quando chega a hora de qualquer maneira.
  • Tipo III: Obstinados. São os membros mais combativos e extrovertidos. Sendo tão determinados que muitas vezes levam a sua equipe tanto para dentro como para fora de perigo, e inspirar a equipe a trabalhar com problemas. Muitas vezes conhecidos por sua bravura. Desenvolvimento do personagem geralmente determina que eles assumem mais traços do tipo II, com o passar do tempo e eles aprendem a diferença entre coragem e imprudência. Tendem a sobrepor com o tipo IV e estão quase sempre na linha de frente.
  • Tipo IV: Carismáticos. São O Rosto da equipe, seja porque é o mais temido, o mais hábil, mais amado e respeitado, escolhido pelo destino, ou são os mais pessoalmente investidos nos objetivos da equipe. Em contraste com o tipo I , sua personalidade é o que traz e mantém a equipe unida. Em um impasse, todo mundo está disposto a concordar com o que eles querem fazer e não vão discutir. Os mais fortes do tipo IV são o núcleo do seu grupo, os mais fracos são geralmente mascotes ou pessoas representativas. Podem sobrepor-se ou desenvolver-se em qualquer um dos outros três tipos.

Explicado os tipos de líderes, vamos dar nomes aos bois dos nossos 15 maiores líderes da TV.

15 – Jay Pritchett – Modern Family

 igor_queiroz_top_15_jay_pritchett.2013.08.23

Interpretado pelo icônico Ed O’Neill (conhecido também pelo seu excelente papel como Al Bundy na clássica série Married with Children), Jay Pritchett é o verdadeiro patriarca da série. Mesmo possuindo algumas características dignas de um anti herói, por muitas vezes a verdadeira personalidade de Jay é apresentada na forma como ele trata o seu enteado, Manny. Talvez o tipo de líder que melhor se encaixe a personalidade de Jay seja realmente o Tipo II.

14 – Sheldon Cooper – The Big Bang Theory

 igor_queiroz_top_15_sheldon_cooper.2013.08.23

Definitivamente um dos personagens mais excêntricos que a televisão já viu, Sheldon Cooper, que é interpretado por Jim Parsons, excede todos os limites ao ser como pessoa genuinamente repugnante e ao mesmo tempo um verdadeiro gênio incompreendido. Dito isso, mesmo com o notável desvio de caráter do personagem (muito provavelmente por conta das suas falhas em interpretar convenções sociais), é ele que assume a liderança do grupo de quatro estereotipados nerds. Sem dúvida alguma, o tipo de líder que melhor representa o personagem Sheldon é o Tipo I.

13 – Daenerys Targaryen – Game of Thrones

 igor_queiroz_top_15_daenerys_targaryen.2013.08.23

Eis aqui o primeiro exemplar de uma liderança feminina, exemplar esse representado na figura de Daenerys Targaryen, a “Mãe de Dragões“, e interpretada pela atriz Emilia Clarke na série da HBO. Apesar de não ser tão bem trabalhada quanto a sua personagem na obra original de George R. R. Martin, ainda assim a personagem de Daenerys tem traços marcantes de liderança na série televisiva e merece todo o seu destaque pelo pulso firme nas tomadas de decisões. Ela que começa na série como uma simples herdeira do Trono de Ferro, usurpado na Rebelião de Robert, acaba se tornando a líder do khalasar remanescente após a morte do seu “Sol e Estrelas“, Khal Drogo, e posteriormente de uma legião de escravos libertos. Não há dúvidas que o tipo que melhor define o tipo de liderança da jovem Targaryen é o Tipo II.

12 – Dr. Gregory House – House, M.D.

 igor_queiroz_top_15_dr_gregory_house.2013.08.23

Aqui temos um clássico exemplar do Anti Herói, pois o Doutor Gregory House exala sarcasmo até mesmo ao simples atos de caminhar com a sua bengala. Interpretado pelo competentíssimo ator Hugh Laurie, o personagem House apresenta-se como um médico extremamente competente, mas com sérios problemas de socialização, onde ele na maioria dos casos simplesmente não se preocupa com o impacto que as suas palavras irão causar no paciente ou em quem quer seja. A sua competência é dada pelo seu fascínio por resolver quebra cabeças, e apesar de muitas vezes ele suspeitar que seja… Não. Nunca é Lúpus. House na maior parte do tempo pode ser percebido como um líder do Tipo I, mas ocasionalmente também pode vir a ter traços do Tipo II.

11 – John Locke – Lost

 igor_queiroz_top_15_john_locke.2013.08.23

Aqui reside o estranho caso do homem guiado pela fé (ou seria esperança?). Após o acidente do voo 815 da Oceanic, John Locke que até então era paraplégico, volta a andar misteriosamente, fazendo com que o personagem interpretado por Terry O’Quinn, siga firme e forte com as suas convicções que de alguma forma ele é especial. Em determinados momentos da série ele se apresenta como antagonista direto de Jack Shephard, fazendo com que o grupo de sobreviventes se divida, sempre com essa dicotomia entre o Homem de Fé e o Homem da Ciência. Apesar de Locke acreditar que é um líder do Tipo IV, há nele um híbrido entre o Tipo I e o Tipo III.

10 – Robb Stark – Game of Thrones

 igor_queiroz_top_15_robb_stark.2013.08.23

Esse é mais um personagem trazido diretamente do mundo fantástico criado pelo tio Martin. Robb Stark, interpretado por Richard Madden, é o primogênito da Casa Stark e após a morte prematura de Eddard Stark, Robb assume o seu lugar, sendo declarado com o Rei no Norte pelos seus vassalos, e na sequência declarando guerra contra a tirania da Casa Lannister. No intuito de vingar a morte do seu pai e destronar o filho bastardo de Robert Baratheon e Cersei Lannister, Joffrey Baratheon, Robb demonstra ser um exímio estrategista mesmo com tão pouca idade (ainda mais se levarmos em consideração a obra original). Robb é notavelmente um líder do Tipo I, mas ao longo da história é possível notar algumas atitudes características de um líder Tipo III.

09 – Buffy Summers – Buffy: A Caça Vampiros

 igor_queiroz_top_15_buffy_summers.2013.08.23

Na pele da saudosa Sarah Michelle Gellar, Buffy Summers representa a segunda presença feminina nessa disputada lista de personagens de qualidades de liderança marcantes da história da TV. Buffy é uma personagem que começa ainda na sua juventude incauta, e ao longo das temporadas vai ganhando uma roupagem mais madura e obstinada. Por se tratar de um personagem que passa por várias fases de amadurecimento, Buffy poderia facilmente ser uma verdadeira mistura dos quatro tipos de liderança, mas por incrível que pareça, as características principais da personagem fazem com que ela seja rapidamente classificada como uma líder do Tipo IV, mas mesmo assim ela possui em determinados momentos características do Tipo II e III.

08 – Guts – Berserk

 igor_queiroz_top_15_guts.2013.08.23

Mais um personagem que tem fortes características de Anti Herói, sendo que dessa lista, ele é o primeiro a não ser um personagem humano, mas sim um personagem fictício de um anime. Anime esse baseado na obra original de Kentaro Miura, Berserk. Guts é um personagem complexo, um evidente exemplar de um herói byroniano, que devido a alguns acontecimentos ao longo da história, tem a sua personalidade muitas vezes alterada, mas muito bem justificada. Em certo ponto da história, Guts assume a posição de capitão do Bando do Falcão, e lá ele permanece por um bom tempo como um líder bem quisto pelos seus subordinados (apesar de Guts não ser bem quisto por boa parte do resto da humanidade). Depois do evento conhecido como “Eclipse“, Guts entra em uma fase muito mais sombria, causando ainda mais repulsa por parte daqueles que não o conhecem. Só após um tempo é que ele aos poucos volta a ser um pouco mais amigável com os seus novos companheiros. Por ser um brutamontes bastante competente na arte da espada, Guts é predominantemente um líder do Tipo III, mas possui alguns poucos traços de um do Tipo II.

07 – Rick Grimes – The Walking Dead

 igor_queiroz_top_15_rick_grimes.2013.08.23

Há casos como os de Rick, onde assumir a posição de líder é basicamente uma consequência natural da sua personalidade ordeira. Ser um líder em uma realidade distópica, onde a sobrevivência é algo próximo a um sonho infantil, é tarefa para poucos, mas o personagem Rick, que na série televisiva é interpretado pelo ator Andrew Lincoln, consegue tomar esse posto quase com facilidade. Pensando no bem comum e na sobrevivência de todos, é ele quem toma as decisões mais críticas, e é a ele que muitos sobreviventes do apocalipse zumbi de The Walking Dead devem a vida. Sem sombra de dúvidas, Rick é um híbrido perfeito entre os Tipos II e III de liderança.

06 – Marshall D. Teach (Barba Negra) – One Piece

 igor_queiroz_top_15_marshall_d_teach.2013.08.23

Apesar da liderança do maquiavélico Teach não ser do lado benevolente da força, não há como não perceber os grandes feitos desse grandioso antagonista de One Piece. Teach, ou Barba Negra, lidera uma tripulação de piratas quase tão heterogênea quanto a tripulação do protagonista do anime, Luffy. E a sua ascensão como pirata ao longo da história é de fazer até mesmo os piratas mais experientes ficarem com inveja. (SPOILER ALERT) Teach conseguiu sair do status de pirata desconhecido para Yonkou em um intervalo de no máximo quatro anos (/SPOILER ALERT). Por essas e por outras que Teach leva a sexta colocação como um dos maiores líderes da TV. Sem muita surpresa, Teach é um líder do Tipo I.

05 – Griffith – Berserk

 igor_queiroz_top_15_griffith.2013.08.23

Griffith é exatamente o oposto de Guts, tanto em características físicas quanto psicológicas. Ao contrário de Guts, Griffith parece ter um incrível carisma que é quase vampiresco, onde faz com que todos que estão ao seu redor o sigam sem questioná-lo. Como estrategista, Griffith é simplesmente impecável, conseguindo em um curto período de tempo, alcançar feitos que nem mesmo o exército real de Midland foi capaz de executar. Porém, assim como Guts, Griffith passa por uma grande mudança após um evento que o deixa tão abalado que toda a sua estrutura analítica entra em colapso, fazendo com que ele tome uma decisão que acaba por mudar a vida de todo o Bando do Falcão. (evento: Guts deixa o Bando do Falcão). Griffith é genuinamente um líder do Tipo I e IV.

04 – Ben Linus – Lost

 igor_queiroz_top_15_ben_linus.2013.08.23

Apresento a vocês um dos personagens mais intrigantes da história da TV: Ben Linus. Ele que foi interpretado pelo excelente ator Michael Emerson, tornou-se objeto de admiração e ódio de muitos fãs de Lost. Maquiavélico, manipulador, dissimulado e extremamente perspicaz são só algumas das características que compõem a persona de Ben  Linus. Ao longo da série podemos perceber tantas nuances na personalidade de Ben, e seu personagem tão bem construído é, que até os últimos minutos da série Ben é capaz de nos surpreender com frases marcantes. Para conseguir a posição de líder, Ben precisou mudar toda uma estrutura social vigente, e por essa atitude fica claro que o tipo de liderança que mais se encaixa com o personagem é a do Tipo I.

03 – Son Goku – Dragon Ball Z

 igor_queiroz_top_15_son_goku.2013.08.23

Se não considerarmos a existência de Dragon Ball GT, já que o mesmo não faz parte da obra original de Akira Toriyama, Dragon Ball Z teve o seu último episódio apresentado no dia 31 de Janeiro de 1996 lá no Japão. Isso mesmo. Já faz 17 anos que as histórias de Son Goku e seus amigos chegou ao fim. E mesmo com todo esse tempo passado, a memória de um dos personagens mais icônicos da animação japonesa ainda é muito recente, e isso se deve pelo extremo carisma que Son Goku possuía (e as empolgantes batalhas de 5 minutos que duravam 5 episódios). Como a maioria dos protagonistas de animes feitos para jovens (conhecidos no Japão como shounen), Son Goku é um personagem que lidera os demais através do seu carisma, e por ter um espírito muito jovial, as vezes torna-se impulsivo. Trocando em miúdos, como líder Son Goku é caracterizado como um do Tipo III e IV.

02 – Jack Shephard – Lost

 igor_queiroz_top_15_jack_shephard.2013.08.23

Olhos abrindo no meio da floresta. Um cão labrador aparece repentinamente. Um homem corre em meio a um bambuzal em busca de entender o que está acontecendo. Dentro de segundos esse mesmo homem se depara com uma praia, um vasto oceano, destroços de um avião que há pouco o mesmo ocupava, e alguns tantos sobreviventes. Após se recompor do choque, esse mesmo homem parte em direção aos que gritavam por socorro, e nesse breve intervalo de acontecimentos todos têm certeza que aquele homem solícito se tornaria o líder daquele grupo. Esse homem de quem eu falei, nada mais é do que Jack Shephard, que foi brilhantemente interpretado pelo ator Mathew Fox. Jack é um médico que possui um espírito de liderança nato, e é ele que consegue manter a ordem no grupo de sobreviventes do voo 815 da Oceanic. Como líder, Jack definitivamente é um do Tipo II.

01 – Monkey D. Luffy – One Piece

 igor_queiroz_top_15_monkey_d_luffy.2013.08.23

Digam o que quiserem, mas não há como não reconhecer que Monkey D. Luffy é um dos personagens mais carismáticos já criados até hoje. Com um anime que, até a data de lançamento desse post, já ultrapassa os 600 episódios, One Piece possui como protagonista um grande líder que mesmo com toda a sua característica ingenuidade, possui um talento nato para atrair os melhores tripulantes para o seu bando e extrair o melhor de cada um integrante. Com um objetivo bastante claro, Luffy enfrenta todas as dificuldades possíveis e inimagináveis que só assistindo a obra para ter noção. A liderança de Luffy é predominantemente do Tipo III, mas possui muito do Tipo IV também.

Clique em Top 15 para ver os nossos outros posts dessa sessão.