Mas Poxa Vida, Phil Fish desiste de Fez II e da indústria de Games


8 Flares Facebook 2 Twitter 3 Google+ 3 Pin It Share 0 Email -- 8 Flares ×

igor_queiroz_dont_feed_the_trolls.2013.07.29

Quem acompanha o Who’s Nerd? desde a sua concepção, sabe que esse que vos escreve não tem lá muitos amores pelo criador de Fez, Phil Fish (O PC Siqueira canadense). Ainda não tive tempo para assistir o Indie Game: The Movie, mas pelas declarações nada amigáveis do Phil ao longo de sua jornada rumo ao sucesso, posso dizer que o cara é (e gosta de ser) polêmico.

Bom, a nova bomba (como o título do texto revela), é que o mesmo anunciou que devido ao excessivo bullying por parte dos trolls da internet de plantão e, em especial, de um vídeo onde Marcus Beer, do GameTrailers, destila todo o seu veneno nos desenvolvedores independentes Jonathan Blow e Phil Fish. Após tantos bombardeios psicológicos, parece que o pobre Peixe não resistiu e esqueceu de uma das regras básicas da internet: “Don’t feed the trolls!“, deixando uma  despedida “comovente” em sua conta no twitter (que agora é bloqueado para o público), e também no perfil do twitter da Polytron.

Na própria página da Polytron, Fish deixou um lembrete bem acalorado sobre o cancelamento de Fez II, e logo em seguida podemos perceber os trolls em polvorosa, se vangloriando do, por assim dizer, fracasso de um projeto que não veio a ser concluído. Nas palavras dele:

FEZ II está cancelado. Estou farto. Pego o dinheiro e fujo. Isso é o máximo que posso aguentar. Isso não é o resultado de uma única “coisa”, mas é o fim de uma longa e sangrenta campanha. Vocês venceram!

Dessa história de amor e ódio podemos aprender duas grandes lições:

  • Para qualquer que seja a sua função na sua vida humana, humildade nunca é demais.
  • Se você se acha capacitado a criticar, esteja preparado para críticas.

[via The Verge]