Análise: As vantagens de ser invisível 5


32 Flares Facebook 27 Twitter 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 32 Flares ×

Olá, pessoal! Sou a mais nova integrante do Who’s Nerd? Aqui vão algumas informações sobre essa pessoa que vos fala. Sou graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC), apaixonada por cinema e literatura, e muito interessada por séries de TV e HQs. Desde a infância o cinema me causava admiração e agora, além de assistir filmes por puro prazer, observo também o processo envolvido em sua criação: trilha sonora, atuação, figurino, dentre outras coisas. Vamos agora ao que interessa que é a análise do filme As vantagens de ser invisível.

As vantagens de ser invisível (The perks of being a wallflower)

taynan_leite_as_vantagens_de_ser_invisivel.2013.02.25

Apesar de todos passarem pela adolescência, poucos entendem realmente o que é ser um adolescente e como esse momento de transição é confuso e cheio de descobertas para qualquer um. As vantagens de ser invisível narra de uma forma sensível a trajetória de um adolescente desajustado tentando se encaixar no mundo. O filme é dirigido pelo escritor Stephen Chbosky, que decidiu fazer uma adaptação de sua própria obra literária.

THE PERKS OF BEING A WALLFLOWERO enredo gira em torno de Charlie (Logan Lerman), um adolescente tímido com dificuldades para a socialização e com um histórico de problemas psicológicos. O solitário adolescente vê a oportunidade de mudar sua situação ao iniciar o ensino médio. O primeiro dia de aula é fundamental para definir o resto de seus dias na escola e conseguir um amigo é uma questão de sobrevivência. Não como havia planejado, o primeiro amigo que faz é um professor de literatura, Mr. Anderson (Paul Rudd), que descobre no adolescente o dom para a literatura e o incentiva a escrever emprestando alguns de seus livros.

Em mais uma tentativa de socialização, Charlie acaba conhecendo Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), dois veteranos que levam a vida de uma forma bem agitada e fora do comum para os padrões de Charlie. Após uma iniciação engraçada (regada por brownies batizados), Patrick e Sam aceitam Charlie em seu grupo de desajustados. Os momentos vividos com essa turma e principalmente com Patrick e Sam são únicos na vida de Charlie, momentos que o fazem sentir-se “infinito”. Situações embaraçosas também fazem parte da vida do adolescente, tais como o namoro forçado com Mary Elizabeth (Mae Whitman) e o beijo espontâneo e constrangedor durante o jogo de verdade ou desafio.

perk-of-being-wallflower-pic02O filme lida com experiências vividas na adolescência como o primeiro amor, o primeiro beijo, a primeira vez, ou seja, todo esse mundo de descobertas que fazem parte do crescimento de uma pessoa. Além disso, o longa também toca em assuntos importantes como a homossexualidade de Patrick, a estranha relação que Charlie teve com sua falecida tia (fato que o abala muito), a relação de sua irmã Candance (Nina Dobrev) com o namorado que bate nela e o suicídio de seu melhor amigo. Todos esses problemas, além da solidão, afetam Charlie psicologicamente e o levam a ter uma recaída logo após a formatura de seus amigos, momento em que mais se sente sozinho.

O elenco principal, composto por Logan Lerman (Percy Jackson e o ladrão de raios), Emma Watson (Franquia Harry Potter) e Ezra Miller (Precisamos falar sobre Kevin), faz a diferença nesse filme. A química entre o grupo é visível. Fazem parte também do time de atores Mae Whitman (Scott Pilgrim contra o mundo), Paul Rudd (Eu te amo, cara) e Joan Cusack (Será que ele é?).

perks3

Outro ponto positivo está relacionado a trilha sonora do filme. Podem ser encontradas na lista bandas como The Smiths, The Samples e também David Bowie com a sua canção Heroes, presente em uma das cenas mais marcantes do filme. Além disso, a trilha sonora se encarrega de contextualizar a história que se passa nos anos 80.

As vantagens de ser invisível é um filme que trata de amizade, amor e de como aproveitar a juventude, tudo isso com pitadas de drama e comédia, mas, acima de tudo, com muita sensibilidade. Só mesmo conferindo para saber as vantagens de assistir a esse filme. Vale a pena ver!

  • Erivas

    Parabéns pelo texto! vlw! haha

  • João Alfredo

    Análise muito bem escrita e bons apontamentos! Adorei o filme e recomendo. Se alguém quiser saber sobre a história antes de ver o filme sem spoilers, leia esse texto.

  • Adorei, muito bom!!!!
    Inteligente, conciso e ótima pra quem não assistiu o filme e se interessa!
    🙂

  • Rola umas recomendaçoes de filmes parecidos..?