Aleluia! Aprenda agora como instalar jogos do Steam em outra partição 7


27 Flares Facebook 20 Twitter 4 Google+ 3 Pin It Share 0 Email -- 27 Flares ×

igor_queiroz_steam_em_outra_particao_tutorial.12.09

Esse vai para o Hall de posts mais úteis da história do Who’s Nerd?, pois se você, assim como eu,  sempre teve um problema grande em relação a espaço disponível para instalar sua imensa biblioteca de jogos do Steam em uma partição C:\ no Windows (até agora a única forma de instalar jogos do Steam). Meu amigo, seus problemas acabaram. Pois com esse breve tutorial de como ativar uma nova partição para instalação dos seus jogos, sua felicidade será garantida.

Passo a Passo de como instalar jogos no Steam em uma nova partição

Primeiramente você deve ir até a opção Settings do seu Steam e ativar a participação no Steam Beta, como mostra na figura abaixo:

igor_queiroz_steam_settings.12.09

Depois de ter terminado esse processo o Steam irá pedir para ser resetado. Faça isso e após o procedimento feche o Steam.

Agora vá na pasta onde o seu Steam está instalado, que geralmente é na pasta “C:\Arquivos de Programa\Steam” e crie um atalho para o executável que se encontra nessa pasta. Depois de criá-lo vá nas propriedades desse atalho e após as últimas aspas duplas do caminho do atalho escreva -dev tal qual está na figura abaixo:

igor_queiroz_steam_em_outra_particao_01.12.09

Agora execute o atalho e você perceberá que uma nova opção Console está habilitada para você (além do Steam Big Picture que ainda não comentamos por aqui). Clique nela e passe para o próximo passo:

igor_queiroz_steam_em_outra_particao_02.12.09

No Console do Steam, escreva o comando install_folder_ui como pode ser visto na imagem abaixo:

igor_queiroz_steam_em_outra_particao_03.12.09

Após apertar Enter depois de ter escrito o comando acima, será aberta uma nova tela tal qual a tela abaixo, e nela você poderá adicionar mais uma pasta para instalar os seus jogos do Steam, que muito pode ser uma pasta em outra partição. Veja na imagem abaixo:

igor_queiroz_steam_em_outra_particao_04.12.09

Pronto amiguinhos, com esses poucos passos você agora poderá desfrutar de mais tranquilidade na hora de instalar os seus jogos no Steam. Compartilhem a notícia, todos precisam saber! 😀

[via RPS]

  • Magus

    Faço isso há muito tempo sem suporte específico do Steam, graças a NTFS symbolic links.

    http://en.wikipedia.org/wiki/NTFS_symbolic_link
    http://schinagl.priv.at/nt/hardlinkshellext/hardlinkshellext.html

    • Mas não há dúvidas quanto a ter isso nativamente no serviço, né? 😀

    • Pios é, mas aí é gambiarra. Essa opção descrita no post já seria nativa. E é algo que já é solicitado há ANOS. Tomara que vire recurso padrão, ao invés de uma opção praticamente secreta 🙂

  • Mas e na hora de instalar, propriamente dito? Ele te dará a opção de escolher em qual local salvar o jogo ou ele escolhe o local onde tiver mais espaço livre, automaticamente?

    De qualquer forma, achei interessante esse comando de Console, não o conhecia (o comando, não Console: meu Steam já abre com o console ativado por default)

    • Sim sim, na hora de instalar ele pergunta em qual partição você deseja instalar. 😀

  • E eu esqueci de vir aqui ontem para comentar que saiu um update do Beta já incluindo essa opção na janela de configuração do Cliente. Sem mais gambiarras via console 🙂

    • É… de qualquer forma pra quem não tinha o Steam Beta, agora já sabe como fazer. 😀