Gabe Newell 1 x 0 Windows 8. E o ano do Linux? Agora vai… 6


9 Flares Facebook 4 Twitter 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 9 Flares ×

igor_queiroz_gabe_newell_windows_8.26.07

Já havíamos falado aqui no Who’s Nerd? sobre a intenção da Valve de trazer o Steam para o sistema operacional Linux, e há alguns dias noticiamos que o primeiro jogo para testar o Steam para Linux seria Left 4 Dead 2. Tudo bem, tudo lindo, mas o tio Gabe Newell não se conteve ao lançar duras críticas ao novo sistema operacional da Microsoft, Windows 8. Nas palavras do próprio tio Newel:

“Eu acho que o Windows 8 é uma catástrofe para todos do mercado de PC, acho que nós iremos perder alguns dos melhores desenvolvedores para a plataforma, que irão sair do mercado. Acho que as margens de lucro serão destruídas para um bocado de pessoas. Se isso acontecer, então será bom ter alternativas para contornar essa eventualidade.”

Newell ainda disse que pretende que os mais de 2500 jogos que hoje fazem parte da lista de jogos no Steam para Windows, um dia venham a integrar a lista de jogos para Linux, como parte da estratégia de “contorno da tal eventualidade”. Newell ainda falou que um usuário do Steam do Kansas faz U$ 150.000 dólares por ano criando chapéus para o Team Fortress 2, enaltecendo o potencial que as plataformas inspiradas no free-to-play tem para um mercado sadio.

Por fim, Newell fez previsões de um mundo pós telas sensíveis ao toque, onde as mecânicas de interação computacional se dariam através de aparelhos vestíveis, como pulseiras no braço, onde ela interpretaria movimentos de forma mais precisa. Esse que vos escreve já deu uma breve espiada no Windows 8 e achou a usabilidade dele bem desagradável, mas daí prever algo tão catastrófico sem dizer exatamente o porquê, acho um tanto quanto demais, mesmo para alguém tão respeitoso quanto o tio Gabe Newell.

[via Joystiq]

  • Spawn

    viva o software livre

  • jonas

    o windows 8 vai acabar com todos os concorrentes o linux ficou muito atrasado não atualizam e também ficaram pesados demais adeus linux não vejo a hora de sair o win 8 e nunca mais se fala em outro…

    • Demetrius Brasil

      Espero que você COMPRE sua versão do W8.

    • Interativa Tecnologia

      Você tá por fora mesmo, pesquisa um pouco mais antes de falar bobagem, e já que você é Windows 8 Fã é bom que compre o seu e não use cópia pirata. Tenho essa merda instalada no meu notebook e meu Mozilla não funciona mais, só Google Chrome. E meus jogos clássicos como Battlefield 2, Star Trek Armada, Star Trek Starfleet Commander não rodam no Windows 8. como isso pode ser bom???? Critico aquilo que conheço e uso. Experimenta o Fedora e o Ubuntu e depois fala sobre Linux. ANDROID É LINUX SABIA

  • Interativa Tecnologia

    Boa essa jogos para Linux via Steam, é uma excelente opção, principalmente se a distribuição for Fedora ou Ubuntu que são amigáveis para os usuários finais.

    • Por enquanto, apenas Ubuntu, mas já é um ótimo início. 😀