Valve anuncia Steam Greenlight, a luz para os Indie Devs


3 Flares Facebook 0 Twitter 2 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 3 Flares ×

igor_queiroz_steam_greenlight.10.07

O Steam é um verdadeiro paraíso para os desenvolvedores independentes, Robert Boyd (criador de Cthulhu Saves the World e cofundador da Zeboyd Games) bem sabe disso, mas nem tudo são flores na plataforma de distribuição digital mais badalada da Valve. Se há aqueles desenvolvedores independentes que tiveram a sorte de terem os seus jogos aceitos pela escolha da equipe criada por Gabe Newell, há também aqueles infelizes que por alguma deficiência de seu produto, acabam por fracassar miseravelmente.

igor_queiroz_steam_greenlight_01.10.07

Pensando nesse segundo grupo, e no quão difícil é selecionar o joio do trigo, Anna Sweet, funcionária da Valve, afirma que não é divertido escolher se um jogo será ou não publicado no Steam. Segundo ela, muitas vezes as opiniões variam e o júri interno acaba tendo que tomar uma decisão. E com a chegada do Steam WorkShop, a Valve percebeu que a comunidade poderia ter uma participação maior no processo decisório do que poderia ser publicado no Steam, podendo aumentar a qualidade e o volume de submissões de jogos no Steam.

E foi com essa ideia que surgiu o Steam Greenlight, uma nova plataforma que contará com a participação da comunidade para que ajudem na seleção dos jogos a serem lançados no Steam. Além disso, o Steam Greenlight também servirá de canal direto entre os desenvolvedores e os possíveis consumidores, onde os desenvolvedores e publicadores poderão publicar informações e mídias para convencer os jogadores de que os seus produtos devem ser publicados na plataforma. Algo parecido (de certa forma), com o que acontece com o Kickstarter, onde os desenvolvedores criam uma campanha na esperança dela ser financiada pelos que se interessarem pela mesma.

igor_queiroz_steam_greenlight_02.10.07

Esse que vos escreve, acha muito justo essa atitude da Valve, e como aspirante a desenvolvedor de jogos independente, vê nessa nova plataforma, uma nova oportunidade. Vida longa a Gabe Newell!

[via Steam]