Ghostbusters, mais um “classicão” no Who’s Nerd?


0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

Hoje é quarta, dia de “classicão do cinema” que dessa vez, trago o famoso Ghostbusters! E logo no começo desse post vou falar: Ô FILME RUIM! A desculpa que o filme foi lançado em 1984, não é uma opção válida. O roteiro era meio perdido já para a época e as cenas pareciam mesmo terem sido feitas como em Rebobine, por favor!.

O fato dele ser um filme antigo, que marcou a época da década de 80, não o faz ser um clássico. O que o torna um longa dessa categoria é o seu histórico. A década de 80 abriu alas para filmes como esse: Aventura, Ficção, Humor e muita viagem (se é que me entendem). Mesmo sabendo que a ideia principal do filme era justamente essa, sair um completamente da realidade cinematográfica da época, e sabendo ainda mais que não dá para assistir o filme com os olhos de hoje (com toda a bagagem que já temos), ainda assim, o filme teve bastante sorte em ter obtido tanto sucesso. Mas tenho minhas especulações.

helosa_araujo_os_caca_fantasmas.09.05

Ivan Reitman, diretor do filme foi super feliz em sua produção (produção essa que surgiu de uma adaptação fantástica da série que passou em 1954). Que apesar da história não ter muito valor, nem efeitos visuais caprichados (já na época eles foram considerados trash, tendo De Volta para o Futuro como comparação, lançado apenas um ano após, em 1985). Que mesmo com todos esses fatores, conseguiu fazer sucesso com esse filme. O que ele tinha afinal? (eu sei que a sua pergunta não é exatamente essa, mas vamos fazer de conta que é, ok?) – Na década da televisão, todo e qualquer filme que mostrassem pessoas “comuns” querendo salvar o mundo com profissões bem diferentes do que estávamos acostumados, valia muito a pena (além daquela linda musiquinha que todos nós lembramos). Era o que todas as crianças e adolescentes precisavam na década de 80.

O grande lance daquele filme é entrar de cabeça em toda aquela magia e “viagem” (como na maioria dos filmes).  Ghostbusters (Os Caça Fantasmas) é considerado então, um clássico pela sua colaboração para história do cinema e contribuição na vida de todo e qualquer jovem da época (eu, inclusa – confesso).

O que quero dizer é que o filme poderia ter sido bem melhor produzido (mesmo levando sua época em consideração). Como não gosto de polêmica, nem nada (ironia), manda o que você acha, quem sabe eu mudo de ideia! 😉

Elenco: Bill Murray, Dan Aykroyd e Sigourney Weaver.


Sobre Helosa Araújo

Graduada em Publicidade e Propaganda e especialista em Moda e Comunicação pela Universidade de Fortaleza, eterna estudante e pesquisadora (tendo como principais temas a fotografia, sociedade, cultura e etnias) e dona do blog Tem Na Fotografia. Teve seu primeiro contato com a fotografia (propriamente dita) em 2005 e depois de trabalhar em vários setores da comunicação se entregou aos clicks em 2007 e hoje não sabe ver uma cena sem um determinado olhar crítico pensando em uma forma de enquadrá-la. Profissionalmente falando, Helosa vivia dividida entre várias categorias da fotografia, passeou como freelancer pela fotografia Social, de Moda, Publicitária, Newborn e Documental, hoje, repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste tenta cumprir o seu papel de comunicadora visual usando a fotografia como sua principal ferramenta.