As Crônicas de Gelo e Fogo, um breve resumo dos livros (parte 1) 49


153 Flares Facebook 121 Twitter 18 Google+ 14 Pin It Share 0 Email -- 153 Flares ×

igor_queiroz_a_guerra_dos_tronos_ned_stark.09.05

Depois de assistir a primeira temporada da série televisiva intitulada Game of Thrones, fiquei extremamente curioso em conhecer As Crônicas de Gelo e Fogo (aka série de livros criados por George R.R. Martin que deu origem a série). Foi essa curiosidade que me levou a comprar os primeiros dois livros assim que tive contato com a primeira Saraiva que vi pela frente (não, isso não é jabá! ~ infelizmente).

 Antes de As Crônicas de Gelo e Fogo, acho que o último livro que havia lido era o do repetitivo Dan Brown, O Código Da Vinci (Sim, eu estava enferrujado nas leituras). Para quem não sabe, a primeira temporada da série televisiva é baseada no primeiro livro, A Guerra dos Tronos (como foi traduzido aqui no Brasil pela editora LeYa). Acho que é desnecessário comentar que a quantidade de detalhes do livro, é infinitamente superior a da adaptação televisiva, não é? Mas a verdade é que como adaptação, a série da HBO é digna de muitos elogios, pelo excelente trabalho de toda a equipe, desde o figurino até as atuações.

 Lembro que quando assisti a série, a minha primeira impressão foi: “Porra! Pela primeira vez eu vejo um anão com um papel em uma obra audiovisual que não seja cômico!”, e como se já não bastasse um anão com um papel levado a sério, o personagem de Tyrion Lannister (interpretado pelo excelente Peter Dinklage) é simplesmente foda, passando a se tornar um dos meus favoritos logo de cara.

 Bem, não pretendo fazer um paralelo do primeiro livro com a primeira temporada da série, ao menos não nesse artigo. Deixo isso para um outro post onde a segunda temporada já tenha chegado ao fim. O intuito dessa série de artigos, como o título denuncia, é resumir os livros, e assim o farei. Mas antes de começar, gostaria de esclarecer que o quinto livro já foi lançado lá nos Estados Unidos, mas ainda está esperando a tradução da editora LeYa aqui no Brasil, coisa que está programada para o dia 25 de Junho de 2012, segundo o pessoal do Jovem Nerd. Aviso de antemão que THERE’LL BE SPOILERS! Dito isso, vamos ao que interessa.

Livro 01 | Livro 02 | Livro 03 | Livro 04 | Livro 05 | Livro 06 | Livro 07

A Guerra dos Tronos

igor_queiroz_a_guerra_dos_tronos.09.05

A primeira coisa que você irá notar na forma que a história é narrada em As Crônicas de Gelo e Fogo, é que cada capítulo é narrado através de um ponto de vista de um dos personagens principais. No caso de A Guerra dos Tronos, são oito personagens centrais e mais um personagem no prólogo. Os personagens centrais são: Lorde Eddard Stark, Senhora Catelyn Stark, Sansa Stark, Arya Stark, Brandon Stark, Jon Snow, Tyrion Lannister e Daenerys Taragaryen. O personagem do prólogo é um cavaleiro da Patrulha da Noite chamado Will.

 Se você chegou até aqui e ainda não sabe do que se trata As Crônicas de Gelo e Fogo, essa pilha de nomes pode não fazer nenhum sentido. Então acho justo explicar um pouco sobre quem é quem nesse emaranhado de nomes.

 A história de As Crônicas de Gelo e Fogo se passa predominantemente no continente de Westeros, continente esse que é conhecido também como Sete Reinos. Atualmente Westeros é governado pelo rei Robert Baratheon da casa Baratheon e primeiro de seu nome, também conhecido como O Usurpador. Após um suposto incidente, Robert Baratheon perde a Mão do Rei, Jon Arryn, e então procura o seu velho amigo de guerra, Eddard Stark da casa Stark, Protetor do Norte e Senhor de Winterfell, para pedir os seus conselhos, e declará-lo como a sua nova Mão.

 Eddard Stark pertence a uma das casas mais antigas de Westeros, e é conhecido pelo seu senso de justiça. Assim como a maioria dos nortenhos, Lorde Stark é devoto dos deuses antigos e sem nome, e os reverencia sob uma Árvore Coração (árvores com um rosto esculpido que representam a fé nos deuses antigos) no bosque sagrado de Winterfell. Eddard, também conhecido como Ned Stark, é casado com a Senhora Catelyn Stark, da casa Tully, e com ela tem 5 jovens filhos. São eles na ordem do mais velho para o mais novo: Robb Stark, Sansa Stark, Arya Stark, Brandon Stark e Rickon Stark. Além desses filhos, Ned ainda tem um filho bastardo, que atende pelo nome de Jon Snow (Snow é o sobrenome dado aos filhos bastardos no Norte) e tem a mesma idade de Robb Stark (14 anos).

igor_queiroz_os_starks_de_winterfell.10.05

Após decapitar um desertor da Patrulha da Noite a serviço do rei, Eddard Stark junto aos seus filhos Bran Stark, Robb Stark e Jon Snow, e seu protegido, Theon Greyjoy, acaba encontrando uma Loba Gigante morta na estrada. Perto dela encontravam-se 6 pequenos filhotes, sendo um deles branco dos olhos vermelhos. Ficou decidido então que cada um deles seria dado a um filho de Eddard Stark, sendo o último lobo branco dado a seu bastardo, Jon Snow. Os lobos atendem pelos nomes: Vento Cinzento, Lady, Nymeria, Verão, Cão Felpudo, e Fantasma.

 Após Robert Baratheon chegar em Winterfell e convocar Ned Stark para assumir o lugar de Jon Arryn como a Mão do Rei, Ned Stark, depois de relutar, acaba decidindo aceitar o chamado do seu amigo, depois da Senhora Catelyn ter recebido uma carta de sua irmã, Lysa Tully, dizendo que o seu falecido marido, Jon Arryn, não morreu de morte natural, e sim assassinado.

 Contra a vontade da Senhora Catelyn, Lorde Stark decide ir à Porto Real investigar a morte de Jon Arryn, ao qual Ned considerava um segundo pai. Nesse meio tempo, Bran Stark em uma das suas escaladas pelo castelo de Winterfell, acaba presenciando uma cena de incesto, onde encontram-se o membro da Guarda Real, e irmão gêmeo da rainha, Jaime Lannister e a própria rainha, Cersei Lannister. Na tentativa de esconder o seu crime punível de morte, Sor Jaime acaba por empurrar Bran do alto da janela onde ele se encontrava. Felizmente, para a família Stark, Bran sobrevive à queda, mas acaba ficando paralítico e em coma.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_cersei_lannister.10.05

Mesmo com o estado de saúde de seu filho, Ned Stark decide partir para Porto Real levando consigo Sansa Stark, que agora está prometida ao príncipe Joffrey Baratheon, e sua irmã Arya Stark, deixando em Winterfell Robb e Rickon, e Catelyn cuidando de Bran. Devido a partida de seu pai, e do desejo de se tornar um patrulheiro da Patrulha da Noite, Jon Snow decide seguir os passos de seu tio, Benjen Stark, e com a permissão de Ned parte para A Muralha para se tornar um irmão juramentado da Patrulha da Noite.

 Antes de partir de Winterfell, Jon vai até Mikken, o armeiro de Winterfell, e solicita que ele forje uma espada pequena e fina. Ao terminar, Jon presenteia Arya Stark com essa nova espada, que ela decide dar o nome de Agulha.

 Interessado em conhecer mais sobre a Patrulha da Noite, Tyrion Lannister, irmão mais novo de Cersei e Jaime Lannister, e também apelidado de Duende, resolve ir junto com Jon Snow e Benjen Stark para a muralha. Jon Snow descobre amargamente que a Patrulha da Noite não é composta apenas de homens honrados, mas sim de um punhado de criminosos que foram sentenciados a passar os restos dos seus dias vestindo o negro.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_arya_stark.10.05

No caminho de Porto Real, acaba ocorrendo uma discussão entre o príncipe Joffrey, que estava passeando com sua prometida, Sansa Stark, e a filha mais nova de Ned, Arya Stark, que acaba culminando em uma mordida da sua loba gigante Nymeria na mão de Joffrey. Isso acaba fazendo com que o rei Robert sentencie a loba gigante de Sansa (Lady) a morte, já que a loba gigante de Arya encontra-se desaparecida.

Chegando finalmente em Porto Real, Ned descobre que o reino está falido devido aos gastos descontrolados do rei Robert, e parte em busca da verdade a respeito da morte da antiga Mão do Rei. Voltando ao núcleo de Winterfell, durante um suposto incêndio na biblioteca, acontece uma tentativa de assassinato de Bran que está em coma, mas Catelyn acaba defendendo o seu filho e em seguida o lobo gigante de Bran, Verão, acaba por matar o assassino.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_catelyn_stark.10.05

Isso faz com que Catelyn saia de Winterfell junto a Sor Rodrik Cassel, atrás de respostas a respeito dos conspiradores que tentaram matar seu filho, e que provavelmente estão ligados à morte de Jon Arryn.

 Nessa altura do livro, já percebe-se uma clara animosidade entre a casa Stark e a casa Lannister, já que nem Ned e nem a Senhora Catelyn guardam amores para com os Lannisters. Em sua busca, Catelyn acaba descobrindo que o punhal de aço valiriano que o assassino de Bran empunhava, era propriedade de Lorde Petyr Baelish, um antigo amigo de infância dela e agora Mestre da Moeda no pequeno conselho do rei. Esse por sua vez, afirma ter perdido seu punhal em uma aposta para Tyrion Lannister.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_jon_snow.10.05

Na Muralha, Jon Snow finalmente chega a Castelo Negro, e lá é apresentado ao mestre de armas Sor Alliser Thorne, um homem trocista que é responsável por treinar os novos recrutas. Alliser a princípio despreza Jon Snow apelidando-o de Lorde Snow, mas depois de Jon Snow responder à altura uma de suas troças, ele passa a odiá-lo. Benjen Stark parte para lá da muralha, para procurar por outro irmão da Patrulha da Noite, Sor Waymar Royce. Então, Jeor Mormont, o Senhor Comandante, avisa a Jon que Bran acordou do coma, mas a mensagem também diz que ele nunca mais poderá andar.

 Ainda na Muralha, Tyrion Lannister é chamado pelo Senhor Comandante Mormont para uma conversa, onde descobre que a Patrulha da Noite não é mais nada do que uma sombra do que já foi um dia. E então Mormont pede a Tyrion que leve essa notícia ao rei, e peça homens para se unirem a Patrulha da Noite. Tyrion promete tentar ajudá-lo, assim como promete a Jon Snow ajudar o seu meio irmão, Bran.

 Depois de sua visita a muralha, Tyrion Lannister viaja com Yoren da Patrulha da Noite para Winterfell, onde entrega a Bran Stark um projeto de uma sela especial que permitiria a Bran montar um cavalo novamente. acaba tendo a infelicidade de cruzar caminho com Catelyn Stark em uma estalagem, e naquele momento ela decidiu levar o Duende como prisioneiro até o Ninho da Águia, onde sua irmã, Lysa Tully, se encontrava governando junto ao seu filho enfermo, Robert Arryn.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_tyrion_lannister.10.05

Do outro lado do mar estreito, longe do continente de Westeros, desenrola-se outro núcleo da história de As Crônicas de Gelo e Fogo, e esse núcleo é visto através da personagem Daenerys Targaryen, também conhecida como a Nascida da Tormenta. Daenerys é filha de Aerys II Targaryen, o segundo de seu nome, e antigo rei dos Sete Reinos, conhecido também como Rei Louco.

 Daenerys, junto com o seu irmão Viserys Targaryen, são considerados os últimos Targaryens existentes. Depois da Rebelião de Robert, que acabou por destronar o Rei Louco, Daenerys e Viserys conseguiram fugir da ira de Robert, e agora andam pelas Cidades Livres em busca de um exército para recuperarem o que eles acham ser deles de direito, no caso, o Trono de Ferro em Porto Real.

 A história de Daenerys pode ser resumida de forma bem mais condensada, já que não há tantas reviravoltas no seu núcleo. Depois de terem sido acolhidos por Illyrio Mopatis, um homem rico da Cidade Livre de Pentos, Daenerys é prometida a Khal Drogo, um grande líder dos Dothrakis, que em troca do casamento, promete um exército de milhares de guerreiros.

 No casamento de Daenerys, o cavaleiro exilado, Sor Jorah Mormont, promete os seus serviços a nova khaleesi. Como presentes de casamento, o próprio Magíster Illyrio Mopatis dá três ovos de Dragão para Dany como presente de casamento, e ela ainda é presenteada com três aias, que atendem pelos nomes de: Doreah, Irri e Jhiqui. A relação entre Dany e o seu irmão é de completa submissão no começo do livro, mas depois do seu casamento, ela começa a bater de frente com Viserys, mostrando que não é apenas uma menina frágil e submissa.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_daenerys_targaryen.10.05

Com o tempo Daenerys descobre que está grávida, e em uma cerimônia na cidade sagrada de Vaes Dohtrak, ela descobre que seu filho está profetizado a ser o garanhão que irá montar o mundo. Viserys acaba sendo traído pela sua ganância de poder, e ao exigir a Khal Drogo que o coroe, empunhando uma espada quebrando as leis Dohtrakis da cidade sagrada, Drogo acaba por coroá-lo com um banho de ouro derretido, causando a morte instantânea ao único irmão de Dany.

 A princípio, depois da morte de Viserys, Drogo não tinha mais interesse de cruzar o Mar Estreito para recuperar o Trono de Ferro, mas depois de uma tentativa de assassinato de Daenerys, Drogo resolve que eles irão atravessar o Mar Estreito. Porém, depois de um saque a uma pequena cidade, Drogo acaba sendo ferido, e Dany pede para que uma das novas escravas tida como bruxa (ou maegi) pelos companheiros do khalasar, Mirri Maz Duur, trate dos seus ferimentos. Os ferimentos de Khal Drogo pioram e Dany pede para que a maegi faça um ritual de sangue para salvar a vida de seu Khal. Mirri Maz Duur trai a confiança de Dany e deixa Khal Drogo em estado vegetativo, além de ter feito ela perder Rhaego, o seu filho.

 Dany decide matar por conta própria o, agora moribundo, Khal Drogo. A maior parte do khalasar resolve abandoná-la, ao que ela resolve fazer o funeral de Khal Drogo em uma pira. Nessa pira ela sentencia Mirri Maz Duur à morte. Dany então entra nas chamas da pira com os seus três ovos de Dragão, e com isso ela consegue chocá-los. E aqui termina os capítulos de Dany em A Guerra dos Tronos.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_daenerys_targaryen2.10.05

Buscando saber o que aconteceu com Jon Arryn, Ned Stark descobre que antes de morrer, ele andava acompanhado de Stannis Baratheon a procura dos filhos bastardos de Robert Baratheon. Eddard também descobriu através de Yoren da Patrulha da Noite, que Catelyn havia levado Tyrion Lannister para o Ninho da Águia como prisioneiro. O rei Robert então convoca uma reunião do pequeno conselho, para demandar que matem Daenerys Targaryen que agora está grávida. Ned Stark e Sor Barristan Selmy são os únicos que são contra essa ordem.

 Ned então desiste do seu posto como Mão do Rei, e antes de voltar para Winterfell com suas filhas, resolve fazer uma visita a um outro filho bastardo de Robert, a pedido de Petyr Baelish. Após o encontro com a mãe do bastardo, Ned e sua guarda pessoal são emboscados por Jaime Lannister, que resolveu se vingar de Eddard por causa da Senhora Catelyn que prendeu seu irmão mais novo. No combate sangrento, Ned acaba fraturando gravemente uma perna e Jaime Lannister foge de Porto Real.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_jaime_lannister.10.05

Tyrion Lannister por sua vez é levado a julgamento no Ninho da Águia, e sabendo que a Senhora Lysa Tully não é muito misericordiosa, ele exige um julgamento pelo combate. O campeão de Tyrion acaba sendo um mercenário chamado Bronn, que acaba matando o campeão de Lysa, Sor Vardis Egen, garantindo a liberdade do Duende. Ao ser liberto, Tyrion viaja na companhia de Bronn, e os dois acabam sendo cercados pelos Clãs da Montanha. E Tyrion os persuade prometendo armas, armaduras e glória.

 Em Porto Real o rei Robert perdoa Ned pela desistência do cargo, e o nomeia novamente como Mão do Rei. Após a volta ao cargo, Ned precisa sentar no Trono de Ferro para substituir Robert Baratheon, pois esse encontra-se caçando. Lorde Stark então tem que ouvir as súplicas do povo, e ao saber dos feitos de Sor Gregor Clegane, A Montanha, nas terras fluviais, Lorde Stark envia Berric Dondarrion e Thoros de Myr, além de alguns cavaleiros e membros da sua própria guarda para que o tragam para receber a justiça do rei. Ned ainda enviou uma carta à Lorde Tywin Lannister, intimando-o a comparecer ao Trono de Ferro.

 Investigando o livro das casas e suas gerações, Ned acaba descobrindo que os três filhos legítimos de Robert, na verdade são produto de incesto entre a Rainha Cersei e seu irmão  gêmeo, Sor Jaime Lannister. Lorde Stark chama a rainha para alertá-la que ele irá dizer a Robert sobre a sua descoberta, e que é melhor que ela fuja logo, antes que a fúria de Robert a alcance. No entanto, Robert acaba sendo gravemente ferido em sua caça a javalis e encontra-se em estado grave em seu quarto real.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_trono_de_ferro.10.05

Ned então decide apoiar Stannis Baratheon como herdeiro legítimo do Trono de Ferro, e ao ter negado o plano de traição que Renly Baratheon sugeriu, acaba pedindo ajuda a Lorde Petyr, para que o mesmo assegure que a Patrulha da Cidade mantenha a ordem quando a sucessão ocorrer, ao que Petyr promete comprar a fidelidade do Comandante da Patrulha da Cidade.

 Ao saber que o rei Robert morreu, Ned convoca o pequeno conselho. Ele então fica sabendo que Renly Baratheon fugiu de Porto Real junto com Sor Loras Tyrell, o Cavaleiro das Flores. Ned então faz com que Sor Barristan leia o documento que Robert assinou, nomeando Ned como Protetor do Reino. Logo em seguida Ned é convocado a sala do trono pelo Rei Joffrey e a Rainha Cersei.

 Chegando na sala do trono, Ned entrega o documento a Varys, que entrega a Rainha Cersei. Essa por sua vez o rasga, dizendo que o reino tem um novo Rei agora. Ned então ordena a Janos Slynt, o Comandante da Patrulha da Cidade, que capture a Rainha e seus filhos e os mantenha em custódia, mas Lorde Stark é traído e acaba sendo aprisionado.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_robb_stark.10.05

Ao saber da prisão de seu pai, Robb Stark reúne os vassalos juramentados à casa Stark para investir contra a casa Lannister e o cerco que se fechou ao redor de Correrrio, castelo da casa Tully. Para chegar a Correrrio no entanto, Catelyn Stark é obrigada a fazer um acordo com Lorde Walder Frey, o Senhor da Travessia, que governa as Gêmeas. O acordo tem como condições o casamento de  Robb Stark com uma das filhas de Lorde Walder, assim como o casamento de Arya Stark com um de seus filhos. Depois de acertado o acordo, Robb Stark e seu exército marcham em direção aos exército Lannister e após um plano bem elaborado, eles conseguem quebrar as 3 divisões Lannister que cercavam Correrrio, além de capturar Jaime Lannister.

 Pouco falei até aqui de Sansa Stark ou Arya Stark porque o papel delas nesse livro é pouco desenvolvido, mostrando apenas os devaneios juvenis de Sansa, ainda muito ludibriada pelos contos sobre príncipes galantes e cavaleiros honrados que costumava ouvir quando criança, e Arya, que só teve mais destaque em seu treino com a Agulha, espada de pequeno porte dada pelo seu irmão bastardo Jon Snow, com o bravosiano careca, Syrio Forel.

 Bem, preso na masmorra, Ned Stark é aconselhado por Lorde Varys, conhecido também como A Aranha, a assumir traição para preservar as vidas de suas filhas. Ao ser levado para o septo de Baelor para confessar seus crimes, Lorde Stark acaba optando pela segurança das filhas, e assume traição pedindo misericórdia. Infelizmente o Rei Menino, Joffrey Baratheon não está muito disposto a ser misericordioso, e manda o seu magistrado, Sor Ilyn Payne, decapitar o traidor, enquanto Sansa Stark assiste tudo.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_sansa_stark.10.05

Não falei também muito sobre o núcleo da Muralha, é verdade. Mas nesse momento basta saber que Jon Snow não foi muito bem recebido por Alliser Thorne, acaba criando um certo laço de amizade com Tyrion Lannister em sua viagem e passagem por Castelo Negro. Faz também amizade com o gordo e covarde, Samwell Tarly. Descobre que o meistre Aemon na verdade é um Targaryen. Outra grande amizade que Snow acaba obtendo é do Senhor Comandante Jeor Mormont, que inclusive acaba lhe dando a sua espada passada de geração em geração chamada Garralonga.

 No final do livro, temos o seguinte cenário: Robb é nomeado Rei no Norte pelos seus vassalos juramentados. Tyrion é mandado à Porto Real através de seu pai, Twin Lannister, para servir como nova Mão do Rei. Jon Snow é convocado para ir atrás do paradeiro de Benjen Stark que está sumido, e descobrir o que está acontecendo para lá da muralha. Arya Stark consegue fugir de Porto Real com Yoren da Patrulha da Noite. Sansa Stark fica em Porto Real como cativa e ainda prometida ao Rei Joffrey. Bran continua em Winterfell assumindo o papel de Lorde de Winterfell. Daenerys Targaryen termina com os seus 3 novos dragões nascidos.

igor_queiroz_as_cronicas_de_gelo_e_fogo_bran_stark.10.05

Conclusão

Eu tenho plena certeza que deixei de falar sobre uma boa parte de personagens apresentados ao longo do primeiro livro, como, meistre Pycelle, os vassalos da casa Stark, e tantos outros importantes para o desenrolar da trama. Mas ao menos tenho a certeza de que resumidamente, os acontecimentos do primeiro livro são esses. Se quem já leu o primeiro livro tiver algo a acrescentar, aproveita o espaço de comentários aí embaixo, e vamos bater um papo sobre a saga do tio Martin.

 Espero que tenham gostado, pois pretendo continuar essa série de posts assim que possível. Até a próxima nerdalhada! 😀

Livro 01 | Livro 02 | Livro 03 | Livro 04 | Livro 05 | Livro 06 | Livro 07

  • Fatima

    O artigo ficou muito bom; exceto (se me permite a crítica) no quesito emoção. Alguns momentos são tão tocantes que dóem o coração, como a última tentativa da Danny de trazer Drogo de volta e a morte dele; ou a morte do amigo da Arya por causa da covardia de Sansa e a arrogância, crueldade e covardia daquele reizinho pulha. Mas é apenas um detalhe. 🙂

  • Kássia M.

    Maravilhoso resumo, parabéns. Espero que continue mesmo nos próximos 😉

  • Você pretende fazer o resumo do segundo livro e dos demais??
    Obs: Muito bom o resumo, Parabéns…

  • iuri

    Gostei muto! Muito fiel e detalhado!
    Vai continuar? Espero que sim!

  • thiago

    muito obrigado pelo resumo

  • Kde a segunda parte

  • Hamilton Fernandes

    Muito bom o seu resumo, fiquei em duvida se realmente Eddard stark teria sido decapitado, se realmente foi, achei um pouco injusto por parte do autor, mas em suma a historia eh realmente impressionante, com esse resumo tirei minha duvida a respeito da morte de Eddard stark. Valeu Igor!!

  • Luis

    Eu lí esse livro até a metade, e precisava contar ele para a turma, seu resumo me ajudou pacas, mas porra… a galera da minha turma pegando livro de 100 paginas e eu com 500 nao da pra terminar em um mes né?? kkk, mas fiquei de boca aberta quando li q edward morria, cara, como assim…??? kkkkk, ele era um dos principais da historia, eu achava q ele ia ser o rei no final da serie e pá… poxa esse autor sabe mesmo fazer uma historia F-O-D-A. e parabéns pelo resumo cara, ficou bem massa.

  • Eu li o livro e estou no segundo…mas está ooooootimo o seu resumo…explicou tudo perfeitamente…e não esqueceu de nenhum personagem principal…esper que você e eu rsrsrs leiamos a coleção…porque o livro dois ta tãããão perfeito que ai meu Deus *-*…mas enfim está maravilhoso…bom trabalho

  • Thalita

    Muito bom! Resume o livro perfeitamente! Acho até que vou parar de ler os livros agora….

  • Erick roberto

    Ótimo resumo , muitos estão tristes em saber que Ned Stark morre, é porque também não sabem que Robb rei do norte também será traído e terá uma triste morte , ficando assim sem vingar a morte de seu pai , mas a história está muito , muito longe por acabar.

  • Fernando

    Resumo Excelente!!! Nao se acha um desse em lugar nenhum, alem de ser muito util ja que os livros demoram pra lançar e uma historia tao complexa e cheia de detalhes sempre esquecemos algo, por isso quando li tambem fiz resumos, menos do primeiro pq nao tinha pensado ainda, mas achei o seu pra completar. Voce nao vai postar dos outros livros tbm?

    • Olá Fernando, desculpa pela demora da resposta, mas está nos meus planos dar continuidade aos resumos dos outros livros da saga. Na verdade já venho prometendo há um bom tempo, mas só agora estou, aos poucos, fazendo o tão esperado resumo de A Fúria dos Reis. Não deixe de nos presentear com comentários como esse, hein? Seja bem vindo ao Who’s Nerd? 😀

    • Fernando caso ainda não tenha visto, sugiro que dê uma olhada no nosso segundo
      resumo >>
      http://whosnerd.com/5959/as-cronicas-de-gelo-e-fogo-resumo-parte-2/

  • Juliana Beltrame

    Então estou começando a lê-lo agora, e estava muito perdida, pois a Narrativa muda toda hora e fiquei perguntado será que eu to entendendo?!! Ai fui atrás de uma sinopse para saber se era eu ou o livro que era maluco…kkk….então li sua resenha e agora estou entendendo “tudo”, e estou adorando!!! Parabéns resumo sucinto e sem tirar os mistérios que vão se desenrolando na história!

  • Julia

    Eu achei otimo o seu resumo mais você pode fazer um menor so o final falando sobre a Daenery porque eu preciso para hoje.

  • Allan Lima

    Eu li o primeiro livro e agora estou no segundo que está sendo uma grande aventura!
    Seu resumo está perfeito e é muito útil, uma porque o livro é muito detalhado e ajuda a lembrar dos acontecimentos e tudo mais. Mas está perfeito o

  • Pingback: As Crônicas de Gelo e Fogo Resumo de A Fúria dos Reis()

  • Artur Aleixo

    Os resumos tão tão complicados para sair quanto os livros

  • Eliane Fernandes Rezende

    Muito bom esse resumo!!! Estou assistindo novamente e adorei o resumão!