Guia de sobrevivência edição NetHack – Sugunda Parte


10 Flares Facebook 0 Twitter 5 Google+ 5 Pin It Share 0 Email -- 10 Flares ×

hugo_galvao_netHack_the_greatest_game_youll_ever_play.02.04

Olá caros leitores do Who’s Nerd?, Nesta semana damos continuação a saga do nosso Herói pelos labirintos de NetHack. Caso tenham perdido, segue o link do post inicial e dos primeiros passos.

Aqui temos nosso Herói no início da aventura, no primeiro andar. Talvez por ter sofrido uma morte rápida e violenta da última vez, não sei. :-p

Como os itens mudam toda vez que iniciamos um novo jogo, vamos ver o que temos na nossa sacolinha. Opa! Um anel de invisibilidade! Com isto, monstros mais comuns terão dificuldade em acertá-lo pois além de torná-lo difícil de ser detectado, quando isto ocorrer, será bem mais fácil de desviar de possíveis golpes.

Ah, é possível que você também venha a encontrar monstros invisíveis, para estes casos, recomendo comer o corpo de um monstro que é um tipo de olho voador. Assim, você ganha a capacidade de telepatia, porém, só funciona se você estiver cego….

Sem problemas, basta usar uma faixa nos olhos e todos os monstros possuidores de mente passarão a aparecer no mapa. Existem jogadores que até conseguiram “ascender” usando um destes do início ao fim do jogo.

Opa, quando encontrar uma pedra destas no caminho, empurre ela até liberar o caminho ou, caso não tenha uma PICARETA, tente outros meios como, no caso do Mago, uma magia básica.

Opa, mais dicas! Errr, pena que passei por cima antes de conseguir ler…

Mais uma dica útil caso você seja um mago ou tenha a capacidade de usar magia com qualquer personagem… Magia não gosta de metais, não no NetHack. Ou seja, evite armaduras, luvas, qualquer coisa de metal que possa atrapalhar o uso de qualquer tipo de magia.

Não esqueça, comida é vida e nunca é o suficiente.

Opa, com um destes o medo de perder seu animal de estimação vai pro espaço. Use o Apply para laçar seu animal.

Existem monstros que você deve atacar, existem monstros que você deve fugir a todo custo e existem monstros que você deve evitar todo e qualquer contato… Este pertence a ultima alternativa. O que acontece quando você ataca um monstro feito de ÁCIDO ? Cuide melhor de seus equipamentos.

NOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Seu animal de estimação é forte, é verdade, mas ELE NÃO É IMORTAL!!! Sempre tenha cuidado com armadilhas.

A pia é um elemento muito útil para jogadores mais experientes e também é divertido chutá-la (cuidado).

Hummmmm, uma estátua… Aqui temos de prestar atenção… Ou temos uma sala ornamentada com uma estátua ou temos um MONSTRO QUE PODE TE TRANSFORMAR EM PEDRA!!! Fique atento a existência de mais estátuas no local, pode ser um mal sinal. Ah, caso tenha uma PICARETA, você ainda pode quebrar as estátua e ver o que tem dentro :-p

Uma forma de descobrir a utilidade de itens desconhecidos é utilizá-los em você mesmo. É uma roleta russa, de novo, mas geralmente dá certo. Tenha certeza de ter uma capa de resistência a mágica para estes casos.

Ahhh, um Gnomo!!! Onde existir Gnomos, existem PICARETAS. Por falar nisto, olha o túnel que ele está cavando.

Droga, nada de picareta… Mas pelo menos ele rendeu uma boa refeição. (Começo a pensar que o nosso “Herói” não passa de um maníaco homicida canibal).

Opa, nosso primeiro monstro invisível. Dependendo de sua capacidade de detecção, você consegue até saber o quanto ele é perigoso só pela cor da “?”.

PICARETAAAAAAAAAA!!! Agora, amigo leitor, veremos todo o potencial deste poderoso artefato que….

Ops, ummm…. MALDITO BURACOOOO!!! Nosso Herói acabou caindo no andar de baixo, mas teremos outras chances de ver a picareta em ação.

Hehe, pronto, primeira porta trancada, é hora de…

Muahahahahahaha, agora nenhuma porta me segura! (Acho que o pobre Gnomo mago tem até razão em me atacar, afinal, quando um Maníaco Homicida Canibal destrói a sua porta com uma picareta, você tem de se defender, não é mesmo?).

Ahh, sempre que usar a Picareta ela fica equipada no lugar da sua arma, ou seja, lembre-se de equipar de novo sua arma.

Cuidado, MUITO CUIDADO com esta situação. Sempre que aparecer fulano “points at you, then curses” é sinal de itens se tornando amaldiçoados. Quando isto acontecer, nada que um chifre de unicórnio não resolva.

Um Altar! Sempre que achar um destes, verifique se é dedicado ao mesmo Deus de seu alinhamento, caso não seja… tanto faz… Pague uma boa grana para receber bençãos e sacrifique corpos de animais em cima do altar para receber presente dos Deuses. Ah, nunca, NUNCA chute ou sente em um Altar. As vezes a morte não é o pior castigo, acredite.

Caso esteja em dificuldade e queira chegar em um lugar específico, a exemplo do Altar, bastar lembrar que você está com a maravilhosa PICARETA e improvisar…

Voilà! Fácil não? Claro que existem paredes com proteção mágica quanto a esta artimanha, a exemplo de lojas, mas em 99% das situações esta será uma possibilidade de ação que você deve considerar.

Bom, esta foi a segunda parte de nossa aventura nas Dungeons do NetHack. Espero que todos tenham gostado e que tentem experimentar esta magnífica obra de arte.

Até a próxima pessoal.


Sobre Hugo Galvão

Nascido nas Highlands, mais conhecidas como Guaraciaba do Norte, é forte entusiasta da indústria de jogos, assim como do desenvolvimento de jogos independentes. Licenciado em Ciências da Computação, almeja transformar sonhos em jogos e robôs.