GDC: Keiji Inafune fala: What’s the matter with you, Japão?


7 Flares Facebook 3 Twitter 3 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 7 Flares ×

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_00.13.03

Na GDC 2012 (Game Developers Conference), Keiji Inafune, o criador de Mega Man, afirmou estar profundamente desapontado com a atual situação do Japão, no que se refere ao mercado de desenvolvimento de jogos. Se por um lado o Phil Fish falou a mesma coisa de forma menos polida, do outro lado, Inafune, há alguns anos atrás, mostrou possuir a educação e ética japonesa ao dizer que a indústria de jogos japonesa estava acabada.

Dentre as lamentações de Inafune, algumas são bem sinceras e claramente visíveis a respeito da atual indústria de jogos japonesa, como por exemplo a falta de identidade dos jogos japoneses. Ele ainda afirmou que um dos problemas da indústria de jogos japonesa é a sua mente fechada (entenda-se os responsáveis executivos).

Outros fatores que representam bem a decadência da indústria de jogos japonesa é a falta de títulos inteiramente novos. Inafune mencionou os constantes remakes em HD de jogos consagrados, da falta de reinvenções de marcas antigas, em vez de apenas continuidades.

Para quem não sabe, Keiji Inafune saiu da Capcom no final de 2010 para criar a sua própria empresa independente chamada Comcept. E diante de todo o seu discurso na GDC 2012, ele acabou terminando com uma promessa de trazer um novo herói para o Japão. Se isso é apenas marketing pessoal eu não sei, mas concordo em todos os pontos com o tio Keiji. O Japão precisa se reinventar. Várias empresas japonesas se sustentam por causa da sombra do que já foram. Não fosse isso, elas provavelmente estariam no limbo.

Abaixo seguem as fotos do painel dele que ocorreu nessa GDC 2012:

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_01.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_02.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_03.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_04.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_05.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_06.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_07.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_08.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_09.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_10.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_11.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_12.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_13.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_14.13.03

igor_queiroz_keiji_inafune_gdc_2012_15.13.03

[via GamaSutra, Joystiq e EuroGamer]