Mercado de jogos para PC bateu recorde com 18,6Bi de lucro em 2011 1


22 Flares Facebook 12 Twitter 8 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 22 Flares ×

igor_queiroz_pc_lan_house_2011.08.03

O ano de 2011 foi especial para os PCs, ao menos é o que afirma o PCGA (PC Gaming Alliance), uma organização sem fins lucrativos que junto a empresa de pesquisa DFC Intelligence, publicou seu relatório anual, mostrando que o mercado de jogos para PCs viu um recorde de 18,6 bilhões de dólares em receita nesse ano de 2011.

Segundo a pesquisa, uma boa parte desse crescimento foi devido aos jogos free-to-play, que contribuíram muito para esse fato. Para se ter uma ideia, houve um aumento de 15% em relação ao ano anterior, e é sempre bom lembrar que os anos anteriores a indústria de jogos para PC estava em declínio. Saindo dos free-to-play como League of Legends (apontado como o mais expressivo para esses números), alguns jogos AAA também tiveram a sua parcela nesse número, são eles: Battlefield 3, Call of Duty: Modern Warfare 3 e The Elder Scrolls V: Skyrim, além de alguns jogos de esporte que também mostraram um crescimento de vendas significante.

E claro que não poderia faltar uma menção ao Steam, que na minha nada humilde opinião, é o melhor serviço de distribuição digital de jogos que existe. O serviço da Valve conta hoje com mais de 40 milhões de usuários, e imaginem o que isso representa em valores reais para essa pesquisa.

O relatório ainda deu espaço para uma prospecção de que em um futuro próximo, 2015 para ser mais exato, a indústria de jogos para PC terá um crescimento de 37%, o que equivale a um valor de U$ 25,5 bilhões de dólares, tudo isso devido a facilidade da distribuição digital de jogos. E como vocês sabem (ou deveriam saber) que esse que vos escreve é um PC Gamer, imaginem então a minha felicidade ao noticiá-los isso. 😀

igor_queiroz_grafico_pc_para_jogos_em_2011.08.03

[via GamaSutra e GameInformer]