Old School: Theme Hospital


7 Flares Facebook 1 Twitter 4 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 7 Flares ×

igor_queiroz_theme_hospital_capa_playstation.09.03

Simuladores nunca foram muito a minha praia, The Sims não é nem de longe um jogo que você me verá jogar, mas no final da década de 90, Theme Hospital gerou boas horas de jogatina no meu falecido Playstation.

Theme Hospital foi criado em 1997, primeiramente para Windows e posteriormente para Playstation em 1998, pela já extinta Bullfrog Productions (mesma criadora de Populous: The Beginning e Syndicate), e publicado pela Electronic Arts (EA). O jogo teve um enorme sucesso de vendagens, atingindo 4 milhões de cópias vendidas por todo o mundo.

“Mas o que faz Theme Hospital se diferenciar dos outros simuladores?” você deve ter se perguntado. Bem, existem vários fatores que me fizeram viciar nesse jogo, mas acho que o principal é a forma bem humorada da narrativa dele. Quando eu digo bem humorada, entenda-se: Humor Negro detected!

igor_queiroz_theme_hospital_07.09.03

No jogo, você assume o papel de diretor de um hospital, e que a cada fase você deve montar um hospital do zero, construindo salas, contratando médicos, enfermeiras, serventes e atendentes. Para passar de cada fase, você precisa atingir alguns objetivos, como conseguir uma certa quantia de lucro, ou alcançar tantas curas, valorização do Hospital, etc.

igor_queiroz_theme_hospital_02.09.03

igor_queiroz_theme_hospital_03.09.03

igor_queiroz_theme_hospital_04.09.03

O jogo não tem pretensões de ser levado a sério, no que se refere a tratar de assuntos éticos relacionados a um hospital, e em fazer isso, ele foi muito feliz na escolha. Esqueçam problemas dramáticos sobre a direção de um hospital, aqui lidaremos com doenças fictícias, profissionais relapsos, infestações de ratos, e tudo isso no melhor humor negro.

Graficamente Theme Hospital é bem agradável para a época, contando com gráficos 2D bem trabalhados, tendo uma animação fluida e diversificada, tanto nos personagens, quanto nos equipamentos. Os gráficos também são bem coloridos e cartoonizados.

igor_queiroz_theme_hospital_05.09.03

igor_queiroz_theme_hospital_06.09.03

Criticar o som do jogo aqui é uma tarefa delicada, já que estamos falando de um jogo que não prioriza essa parte, e sinceramente, nem deveria. Bem, musicalmente Theme Hospital passa a sensação que deveria passar, mas só passa se você jogar a versão para PC, já que a versão para Playstation simplesmente não tem BGM. Do lado dos efeitos sonoros, podemos dizer que os mesmos são bastantes convincentes, principalmente as chamadas das atendentes para os serviços requisitados.

igor_queiroz_theme_hospital_08.09.03

igor_queiroz_theme_hospital_09.09.03

Theme Hospital é acima de tudo um jogo simples, divertido e bem humorado. Se você busca um simulador sem complicações e com um fator diversão acima da média, seu jogo é esse.