Polêmica: The Binding of Isaac é banido do 3DS por motivos religiosos 6


17 Flares Facebook 8 Twitter 6 Google+ 3 Pin It Share 0 Email -- 17 Flares ×

igor queiroz the binding o isaac nao no 3ds.05.03 Polêmica: The Binding of Isaac é banido do 3DS por motivos religiosos

Que a Nintendo sempre teve problemas com jogos… digamos… controversos, isso nunca foi novidade. Mas barrar The Binding of Isaac de entrar para a lista de jogos do 3DS por conter “conteúdo religioso questionável”, foi demais até para a Nintendo.

O criador de The Binding of Isaac, Edmund McMillen, que já havia reclamado da Xbox Live, e após ter recebido a negação da Nintendo, McMillen resolveu twittar agradecendo a DEUS pela existência do Steam. (Boa Edmund!)

Para quem não conhece, The Binding of Isaac é um jogo independente que é repleto de referências religiosas, especificamente da estória em que Abraão após ordens expressas de Deus, precisa sacrificar seu filho Isaque para provar lealdade ao todo poderoso (Nem vou comentar o quanto acho essa história absurda). O jogo em si é um action-adventure 2D aos moldes de The Legend of Zelda: A Link to the Past, onde as dungeons são geradas aleatoriamente, e você precisa descer todos os andares obtendo power ups e derrotando hordas de inimigos.

O mal da Nintendo é achar que videogames são criados exclusivamente para crianças. Quando a Sony chegou no mercado de jogos com o seu Playstation, ela provou por A + B que essa mentalidade da Nintendo era no mínimo equivocada, e então a Nintendo mudou um pouco o ponto de vista. Mas ao ver essa notícia, vejo que algumas coisas simplesmente não mudam. E você leitor, acha que a Nintendo fez o certo em deixar de lado o jogo The Binding of Isaac do seu portátil?

[via GameInformer]

  • http://nukebass.blogspot.com Bob William

    Hehehe, isso não tem muito a ver com religião Igor… não da parte da Nintendo, que é uma empresa japonesa (um país não-cristão)… tem mais a ver com negócios… Se você tivesse uma empresa multinacional com bilhões de clientes, certamente não seria interessante aborrecer uma gorda fatia religiosa desses clientes ;-) Só iria gerar prejuízos e protestos e marketing negativo para os negócios… A Nintendo só teria a perder…

    • http://whosnerd.com Igor Queiroz

      Concordo que é uma atitude mais comercial do que religiosa, amigo Roberto, porém acredito que a Nintendo subestima os consumidores de jogos atuais. The Binding of Isaac está indo de vento em popa no Steam. Se a plataforma da Nintendo pretende atender sempre um público mais juvenil, aí é outra história. ;)

  • Adsahbdshbu

    Acho que a questão aqui não é “ser pra criança” ou não. Se lembram de Manhunt 2 que foi banido em mais de 7 países? Existe uma versão dele para Wii. O problema é a Nintendo com medo da controvérsia religiosa.

    • http://whosnerd.com Igor Queiroz

       Com certeza. Mas infelizmente o público alvo da Nintendo ainda é muito mais “a família”, do que os hardcore gamers. Eu reconheço a qualidade dos jogos dela voltados ao público dela. Realmente a Nintendo consegue criar franquias simples e viciantes, mas quando falamos de cabeças explodindo ou ao menos um pouco de sangue, a Nintendo corre para debaixo do lençol.

      • Luan

        axo que o problema da nintendo não é com sangue e violência, mais sim com jogos que venham a ofender outras pessoas, como o amigo ali em cima disse, o wii tem um jogo que foi proibido em 7 paísem, tem o madworld que o unico objetivo é matar inimigos do modo mais cruel e sangrento possivel, sem falar dos remakes de resident evil 4 e the godfather.

        • http://whosnerd.com Igor Queiroz

          @disqus_AXjqAnaZlJ:disqus Eu concordo que a Nintendo tenha lá mudada a sua visão a respeito da aceitação de franquias mais maduras, mas vendo a lista de jogos do Wii, pode-se ver claramente que no foco dela ainda prevalece os jogos para família. Mas é, de fato o problema dela nesse caso foi fugir de controvérsia religiosa mesmo. Se acovardou bonito.