De Volta Para o Futuro – Remasterizações em HD


7 Flares Facebook 2 Twitter 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 7 Flares ×

Remake não: Remasterização!

Sabe aquele game que você jogou há uns 5 ou 6 anos, com visuais que você imaginava serem insuperáveis até mesmo para as novas tecnologias que ainda nem inventaram? Pois é, eles existem e vieram para os consoles atuais. Remasterizar já se tornou a bola da vez nessa geração. Mérito da Sony, que lançou (ou relançou) a primeira remasterização para consoles (que eu me lembre, se estiver errado me corrijam nos comentários), seu exclusivo “God of War Collection” trazendo os gráficos do PS2 mais polidos para o PS3. Acho que funcionou, pois depois dessa collection outras não pararam de pipocar pelas produtoras, mas isso é ruim? Vale a pena ver jogar de novo (plim-plim) jogos da geração passada em gráficos um pouco melhorados?

Primeira Collection no Playstation 3

Para as produtoras, essas coletâneas de jogos funcionam apenas para gerar lucro sobre produtos que já saíram de linha. Claro que elas não podem entregar um produto antigo sem nenhuma melhoria, então o que fazem? Remasterização! Também pode ser uma saída encontrada por elas quando não tem nenhum grande título por vir nos próximos meses, como se pensassem: “Vamos ganhar algum tempo com isso enquanto trabalhamos no nosso próximo blockbuster!”

Promoção! Leve 3 e pague 1.

Não se engane, caro leitor. Você já parou pra pensar quais os jogos nessas coletâneas? Elas contêm apenas jogos que foram grandes sucessos de venda em seus tempos dourados. Das coleções mais recentes temos, God of War Origins com os jogos do PSP trazidos para o PS3, Metal Gear Solid HD Collection com todos os jogos da geração passada e um exclusivo de PSP para PS3 e, olha só, X360. Num futuro próximo teremos Silent Hill HD Collection, com Silent Hill 2 e 3, e também teremos Devil May Cry HD Collection, com Devil May Cry 1, 2 e 3, sendo este último a edição especial do jogo com alguns extras, muito bons por sinal.

Remasterizações serão uma exclusividade do PS3!!! OH WAIT...

Se ainda tinha dúvidas se esses jogos realmente vendem, veja que jogos elas possuem. Me diga você: Você compraria a coletânea do Metal Gear Solid, por exemplo, se você fosse fã da série? Se sua resposta for não, das duas uma: ou você não é fã da série, ou simplesmente preferiu comprar um outro jogo mais recente. Mas acredite, se você algum dia, jogou esse game, gostou e só não joga mais porque não tem a oportunidade de re-jogar, você fará isso algum dia. Eu mesmo achei que nunca o faria, mas já tenho 4 Collections na minha prateleira e não me arrependo pois são jogos muito bons. Isso é até pleonasmo: jogos de Collections só vendem porque são muito bons.

Alguns clássicos valem a pena... numa tv de tubo!

Mas nem tudo são flores neste ardiloso caminho. E isso é uma pena, porque dá a ideia de um trabalho mal feito. Na maioria das coletâneas, pelo menos nas menos recentes, as cenas CG’s sofreram bastante com esse port par o HD. Sabe aquelas melhores cenas em CG que deixavam o jogo com cara de super produção hollywoodiana? Aqui parecem aqueles vídeos do Youtube em começo de carreira com a resolução em 240p. Agora imagine isso na sua TV LED de 32” usando um cabo HDMI? Ficou difícil de imaginar? Veja qualquer vídeo no Youtube de 240p em tela cheia. E agora, consegue imaginar? Isso foi algo que me desagradou bastante. Afinal as cenas que antes eram as melhores e mais bonitas, continuam boas mas com uma qualidade de imagem muito ruim.

Challenge Rejected!

Porém isso vale apenas para as cenas em CG, porque nas cenas in-game é realmente perceptível o capricho das produtoras com seu produto. Nunca entendi porque não puderam dar esse mesmo acabamento as CG’s. Durante o jogo, aqueles aspectos de serrilhados que percebíamos em alguns jogos foram, se não completamente, quase que removidos. A primeira vez que joguei o 1º God of War no PS3, tive uma decepção (CG’s) seguida de um encantamento (in-game). O mesmo aconteceu para os jogos com esse mesmo problema. Felizmente isso está mudando.

Até Lara Croft fica mais bonita em 720p.

Então, qual o veredito? Vale a pena comprar coletâneas? Na minha opinião, vale sim. E se você ainda não jogou alguma dessas coleções por falta de oportunidade, aqui estão alguns bons motivos para não deixar essa chance passar novamente:

  • God of War Collection
  • Metal Gear Solid HD Collection
  • Tomb Raider Trilogy
  • Prince of Persia Trilogy
  • Tom Clancy’s Splinter Cell HD Collection
  • Resident Evil Revival Selection (essa apenas no Japão. Por aqui só por download)
  • God of War Origins Collection
  • Silent Hill HD Collection
  • The Sly Collection
  • ICO & Shadow of the Colossus HD Collection
  • Jak and Daxter Collection
  • Resident Evil Chronicles HD Selection
  • Devil May Cry HD Collection

Não é difícil imaginar que muitas outras coletâneas apareçam mais adiante. Uma em particular habita meus pensamentos, Kingdom Hearts HD Collection, com todos os três jogos do PS2 em suas versões Final Mix. Mas acredito que seja impossível, porque a sovina da Disney não liberaria facilmente esses direitos. Por que digo isso? Procure na PS Store pelo jogo de PSP completo Kingdom Hearts: Birth by Sleep para ver se você encontra. É a versão física ou nada. Porra Disney!

In my restless dreams, I see that... game!


Sobre Valder Bomfim

Apaixonado por games desde os 5 anos de idade quando dei meu 1º soco em "Alex Kidd in the Miracle World" e sonhando que um dia conflitos armados possam ser feitos exclusivamente por ambientes virtuais ultra-realistas. Ando me desdobrando em 3 para seguir meus objetivos, que é atuar no setor de jogos nacional de alguma forma, se possível produzindo meus próprios projetos.