Simulador UberNerd Espacial – Battlecruiser Millennium


8 Flares Facebook 1 Twitter 4 Google+ 3 Pin It Share 0 Email -- 8 Flares ×

Olá, caros leitores !!! O assunto desta semana será sobre uma categoria bem específica de jogos, os simuladores. ─ Oba, ele vai falar sobre Flight Simulator, ou então, errr, ele vai falar sobre Flight Simulator?… você se pergunta. Não caro leitor, isto você poderá achar facilmente em qualquer lugar. Bom, como meu compromisso é com a garimpagem nerd da semana, vamos lá, estamos falando de Battlecruiser Millennium !!!

hugogalvao_battlecruiser_millennium_01.17.02

Ummm, creio que muitos dos leitores do Who’s Nerd? provavelmente desconhecerão esta verdadeira OBRA DE ARTE, mas isto é compreensível já que, em termos simples, Battlecruiser Millennium é uma “benzetacil” enquanto Flight Simulator seria um “aas infantil“. Fui claro o suficiente ? :-p

Este é um dos jogos (o outro se chama Nethack e será abordado aqui na próxima semana) do verdadeiro UberNerd (nerdus maximus) pois além de ser extremamente complexo e cheio de possibilidades ele possui uma curva de aprendizado OBSCENA.

Sério, este jogo deveria ser classificado para maiores de 18 anos só por esta obscenidade. Você realmente terá de ler o manual de 126 páginas e imprimir a lista de atalhos de teclado, ou seja, este é um caso claro de ame-o ou odeie-o já que mesmo muitos Nerds o deixam de lado devido a estes fatores.

Lançado para PC em 2001, devemos lembrar que os gráficos são compatíveis com a época, ou seja, não são um show mas ele cumpre bem com o papel sim.

Mas Hugo, então o que este jogo tem de bom ?” Digamos que nele você assume o papel de Capitão de sua própria Battlecruiser onde, além de lidar com sua nave, tem de se preocupar com a tripulação, estoques, diplomacia, comércio, etc.

É verdade que temos toneladas de jogos com esta possibilidade, porém, quantos deles você, como capitão, pode entrar em uma nave pequena de ataque dentro de sua grande Battlecruiser, sair para duelar no mano a mano e depois escolher um dos 200 planetas / luas, POUSAR e cair na porrada em um verdadeiro modo FPS ???

hugogalvao_battlecruiser_millennium_03.17.02

hugogalvao_battlecruiser_millennium_04.17.02

hugogalvao_battlecruiser_millennium_05.17.02

Aqui um pequeno vídeo com algumas destas situações.

A parte de pousar em um planeta não é obrigatória, afinal, sempre se pode fazer um Orbital Strike :-p

É claro que boa parte do que foi falado fica mais como curiosidades por que onde o jogo realmente brilha é na sala de comando !!!

hugogalvao_battlecruiser_millennium_06.17.02

Existem vários sistemas (primários e secundários) e computadores para auxiliar a vida do capitão como a EXEMPLO:

Bridgeviewer: SSD, ASD, CAS, SAS, IFF, SOS, SOP, EMD, TRA, A/P e PQP, WTF, OMG, OMFG, ACABEMLOGOSIGLASMALDITAS !!! (Na verdade, ignore tudo depois do “e” )

hugogalvao_battlecruiser_millennium_07.17.02

É claro que temos outros subsistemas como:

Tactical Data Display: SHI, FPI, … sério, temos mesmo que continuar nisto ???

hugogalvao_battlecruiser_millennium_08.17.02

Não foi por acaso que este jogo virou o simulador pra nerd nenhum botar defeito (estes são somente o sistemas primários). Depois de passar pela penosa curva de aprendizado, você poderá vislumbrar o que é verdadeiramente ARTE.

hugogalvao_battlecruiser_millennium_02.17.02

Como é bom abrir o computador de navegação e ordenar um “Salto” para o sistema próximo, abrir o subsistema tático e comandar as pequenas naves de ataque “ancoradas” na sua mega nave para destroçar seus inimigos. Claro que podemos escolher quem serão os pilotos dentre sua tripulação (ou você pensou que acabava no parágrafo anterior?), mas não esqueça de definir as escalas, não queremos tripulantes estressados.

Este simulador também possui várias opções de modos de jogo como Batalha Instantânea, Modo Carreira ou Modo Livre, onde você tem toda a galáxia para explorar do modo que quiser. Pena que você só tenha 65 anos do jogo para aproveitar a cadeira de capitão.

O único problema é que as coisas acontecem em “tempo real”. Exemplificando: “─ Preparar salto para setor x19omfg !!!“, DEZENAS de minutos depois de entrar no hyperspace: “emerging from hyperspace“.

Mais uma vez este não é um post para fazer um review completo, e sim as minhas impressões e recomendações desta obra-prima (chef d’oeuvre). Espero que os caros leitores fiquem interessados em jogar este simulador e possam baixá-lo aqui. (Sim, ele se tornou gratuito, free, 0800!!!)

Curiosidade: A verão anterior a Millennium, o Battlecruiser 3000AD, foi responsável por uma das maiores flame wars na história da Usenet. Iniciada em 1996 a discussão se estendeu por anos gerando mais de 70,000 posts !!!

Boa diversão pessoal e até a próxima semana.


Sobre Hugo Galvão

Nascido nas Highlands, mais conhecidas como Guaraciaba do Norte, é forte entusiasta da indústria de jogos, assim como do desenvolvimento de jogos independentes. Licenciado em Ciências da Computação, almeja transformar sonhos em jogos e robôs.