Old School: Vandal Hearts 2 12


12 Flares Facebook 3 Twitter 6 Google+ 3 Pin It Share 0 Email -- 12 Flares ×

igorqueiroz_vandal_hearts_2_01.17.02

Não recordo de ter jogado algum RPG tático melhor do que Vandal Hearts 2 até hoje. Sim amiguinhos, Final Fantasy Tactics é, ao meu ver, escandalosamente inferior ao RPG tático da Konami.

É difícil apontar o que faz um jogo realmente bom, pois as variáveis são tantas, que se torna complicado analisar a obra sem levar em consideração alguns fatores pessoais.

Vandal Hearts 2: Melhor jogo tático não há
igorqueiroz_vandal_hearts_2_02.17.02
Devo ter jogado Vandal Hearts 2 há 12 anos, e naquela época eu era apenas um moleque nos seus 15 anos de idade, e a primeira coisa que me chamou a atenção ao jogar VH2, foi a estória envolvente do jogo.

Para quem segue o Who’s Nerd? desde o começo, já deve ter percebido o meu apreço pela obra do George R.R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, e foi ao rever alguns detalhes de VH2 que percebi as inúmeras semelhanças entre as duas obras.

A estória gira em torno do protagonista Joshua, um plebeu órfão, que acaba se tornando líder de um grupo revolucionário em determinado ponto do jogo. Tudo isso, dentro de um cenário medieval com reis, guerras, traições e religião. Ou seja, tudo o que uma estória medieval precisa para chamar a atenção, tal qual a obra do tio Martin.
igorqueiroz_vandal_hearts_3_02.17.02
Ainda falando sobre a estória de Vandal Hearts 2, uma das características que gostei bastante foi do diálogo adulto, lidando com assuntos mais delicados como estupro, infanticídio e religião de uma forma bem direta.

Já o jogo, como jogo, conta com um sistema de evolução bastante interessante, deixando de lado as profissões de Final Fantasy Tactics, e focando na evolução dos próprios equipamentos. Evolução dos equipamentos, tio Igor? Como assim? É simples, pequena criatura, cada arma tem uma técnica/magia a ser aprendida, e após essa técnica ter sido aprendida, você pode transferi-la para outra arma que tenha espaço disponível.

A jogabilidade é bem similar aos conhecedores de RPGs táticos, cenário isométrico, movimentação por quadrados perfeitos, considerações de relevo, tem tudo isso presente. Vários itens secretos, assim como fases secretas fazem parte do jogo.
igorqueiroz_vandal_hearts_4_02.17.02
Do lado sonoro, posso dizer que a trilha é memorável, apesar de não ser a melhor que eu já tenha visto. Digo que se encaixa bem com a temática do jogo, mas não tem nada de extraordinária. Graficamente é aceitável para um jogo de PS One, mas também não é a maior qualidade da obra.

No final, o grande ponto forte de Vandal Hearts 2 é mesmo a estória, que conta com vários momentos marcantes, e ainda possui vários finais, dependendo de algumas escolhas que você faz durante o jogo.

Se você não teve a oportunidade de jogá-lo na era dos 32 bits, talvez seja a hora de rever a sua lista de prioridades, por que só de falar sobre VH2, já me deu uma vontade enorme de relembrar os velhos tempos.

igorqueiroz_vandal_hearts_5_02.17.02

  • Concordo plenamente, um jogo do qual a maioria desconhece, mas que sem dúvidas, conta uma história impressionante, adoro esse jogo, e ao lado de Suikoden 2 para mim são os melhores jogos do PSX, acho que a geração de hoje não se agradaria muito pelos gráficos, mas para mim como outros poucos gamers um jogo é muito mais que gráficos.

    •  Com certeza @facebook-100002065989008:disqus para mim, o PSX é o campeão em bons JRPGs, e a coisa mais próxima de um bom JRPG que vem me fazendo pensar em comprar o PS3 é o Ni No Kuni: The Wrath of the White Witch 😀

    • caio silva

      Dou creditos ao que halley silva disse, um bom jogo é muito mais que graficos

    • Lelo Alves Santos

      Suikoden e o melhor RPG DO SECULO Pelomenos pra min kk Fiz 100% e 2

  • Fabio

    Cara, até hoje jogo esse jogo, tanto o 1 quanto o 2 … e pra ser mais sincero ainda? Comprei DE NOVO um PS1 só por causa desse jogo, e depois de tanto insistir e não achar quem vendesse, por sorte na internet achei como baixar … =)

    • Esse jogo é muito bom. Não se fazem mais jogos táticos como antigamente. 😀

  • Grandes memórias desse game! Sem dúvida um dos melhores que já joguei. Eu zerei 3 vezes pq nas 2 primeiras não sabia um puto,de inglês. O zerei sem itens do baú, mas sem itens secretos e usando somente 1 magia em cada arma. O sabe deus como consegui. O aí da última vez já sabia o que estava fazendo do mas mesmo assim fiquei em algo do tio 97 porcento do jogo. O até hj lembro de uma fase do navio que fui de quadradinho em quadradinho e não achei o item. Alguém sabe um jogo semelhante para Android?? I valeeu

    • Cara, ainda não vi nada que valesse a pena pra Android, mas se eu não me engano, tem um TRPG sim, pra Android.

    • Shadow kaos

      kkkkkkkkkkk na primeira vez que zerei tinha mapas que tinha lugares com desenhos,marcações,etc mais os mapas que não tinham kkkkkk era todo mundo com equipado com a skill de encontrar itens e andar quadrinho por quadrinho.
      Me lembro tbm da epoca que zerei xenogears primeira vez lol nem tinha internet direito na cidade e eu nao tinha nem discadão, não tinha como eu procurar detonado na net nem nada em xenogears acho que tem 2-4 codigos no jogo inteiro pra desvendar os codigos fiz até um caderninho e fui testando o mais facil era o de 4 digitos fui de 0000 a uns tantos mil testando de 1 em 1 hueheuheuehuehuh era nubaum e entendia nem 1% de ingles kkkkkkkkkkkkkkkk horas e horas huehuheuheue

  • Shadow kaos

    o que eu quero ver é uma tradução para esse jogaço seria bom entender 100% do jogo.

  • Jean

    Cara agradeço ate hoje por ter uma copia original de vh2 guardada nas minhas tralhas jogo magnifico!