Profissionais do cinema: Diretor de Fotografia 2


Qual a função do Fotógrafo no cinema?

David Tattersall – Diretor de fotografia

Entendo que seja complicado para um leigo em cinema conhecer a função do profissional de fotografia dentro do cinema. Sabemos que para o desenvolvimento de um filme (profissionalmente falando) é necessário muitos profissionais e em cargos específicos. O diretor do filme, é sempre quem ganha o principal crédito, porque além de “dirigir” o filme (o que deve ser mais difícil, pela abrangência da coisa) é ele o responsável por sair juntando, procurando e escolhendo todos os outros profissionais responsáveis para a produção cinematográfica.

Além do Diretor do filme existem quase quarenta outras profissões dentro do mundo do cinema, que aos poucos aqui no Who`s Nerd? iremos apresentar. Mas hoje, irei comentar um pouco sobre a função do Diretor de Fotografia no cinema.

Um filme nada mais é do que uma sequência de fotografias (frames) que unidas e organizadas em uma determinada linha do tempo geram um vídeo (que no cinema é chamado de longa-metragem, pelo seu tempo de duração). E, claro, o fotógrafo é responsável pela iluminação dessas fotografias, para que todas unidas façam sentido e se tornem harmoniosas. O objetivo do fotografo é usar suas artimanhas para passar para o espectador as devidas emoções que cada cena pretende.

A atividade do Diretor de Fotografia é dividida em três partes: pré-produção, produção e pós-produção (como em quase tudo que um fotografo faz). Na pré-produção,  o fotógrafo participa junto com o diretor do filme, diretor de arte e o produtor para definir qual será a estética e quais equipamentos serão necessários. Na produção o fotografo irá acompanhar o câmera e o continuísta e junto com o roteirista para dar vida as cenas. Ele saberá quais acessórios, lentes, filtros, efeitos de luz, hora de gravação, cortes precisos, distâncias focais, entre outras. Já na pós-produção, o profissional da fotografia, tanto no digital quanto no analógico, trabalha junto com o editor para ajustes como balanço do branco, contrastes, efeitos digitais de luz (no caso do digital) e outros detalhes.

Em muitos filmes, o operador da câmera é o próprio fotógrafo (dependendo da verba do filme), geralmente os filmes nacionais são operados pelos próprios fotógrafos, e fazem um trabalho mais braçal. Porém, com alguns assistentes para auxiliar na sua função.

Em outras palavras, a função do diretor de fotografia é bastante importante para uma produção, mas o que faz o resultado do filme ser muito bom, é a união de todos os profissionais sem egocentrismos ou mesquinharias.

Posts relacionados:


About Helosa Araújo

Graduada em Publicidade e Propaganda e especialista em Moda e Comunicação pela Universidade de Fortaleza, eterna estudante e pesquisadora (tendo como principais temas a fotografia, sociedade, cultura e etnias) e dona do blog Tem Na Fotografia. Teve seu primeiro contato com a fotografia (propriamente dita) em 2005 e depois de trabalhar em vários setores da comunicação se entregou aos clicks em 2007 e hoje não sabe ver uma cena sem um determinado olhar crítico pensando em uma forma de enquadrá-la. Profissionalmente falando, Helosa vivia dividida entre várias categorias da fotografia, passeou como freelancer pela fotografia Social, de Moda, Publicitária, Newborn e Documental, hoje, repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste tenta cumprir o seu papel de comunicadora visual usando a fotografia como sua principal ferramenta.

  • http://www.facebook.com/people/Darlison-Azevedo-de-Lima/1526898635 Darlison Azevedo de Lima

    Adoro os artigos dessa autora. Juro!

    • http://whosnerd.com Igor Queiroz

      Eu também, amigo @darlisonazevedodelima:disqus , eu também. Direto de 2014!