A maravilhosa Ficção Científica de Fred quem? 5


15 Flares Facebook 0 Twitter 9 Google+ 6 Pin It Share 0 Email -- 15 Flares ×

hugogalvao_sir_fred_hoyle.10.02

Olá caros leitores. Esta semana estou aqui para escrever um pouco sobre grandes escritores e obras de Ficção científica. Quero logo deixar claro que o intuito deste post não é escrever tudo sobre a ficção científica, lista de obras completas, autores e nem o que é  o melhor ou pior, escreverei apenas sobre o meu ponto de vista e obras e autores que eu recomendo…Endure it :-p

Bom, para começar, se você está aqui no Who’s Nerd?, provavelmente conhece ou mesmo já leu alguma obra deste tema, mas caso tenha caído aqui de paraquedas… vamos lá.

Justamente por envolver uma grande variedade de temas, Subgêneros e categorias, procurarei limitar as sugestões a alguns temas.

Quando fala-se de escritores, seria impossível deixar de citá-los:

Arthur C. Clarke

hugogalvao_arthur_c_clarke.10.02

  Recomendo com todas as minhas forças a famosa série monolito composta por 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), 2010: Uma Odisséia no Espaço 2 (1982), 2061: Uma Odisséia no Espaço 3 (1988) e 3001: A Odisséia Final (1997).

E se você foi capturado pela genialidade deste autor, recomendo ainda O Fim da Infância (1953).

Existem muitos outros livros famosos, inclusive os que ainda não li :-p, mas com estes recomendados vocês não terão do que reclamar.

 

Isaac Asimov

hugogalvao_isaac_asimov.10.02

Ele se tornou famoso pela Trilogia Fundação composta por Foundation – Fundação (1951),  Foundation and Empire – Fundação e Império (1952),  Second Foundation – Segunda Fundação (1953).

Devo admitir que estou devendo quanto a esta série, nada que não possa ser remediado.

Destacando também: I, Robot – Eu, Robô (1950) e The Bicentennial Man and Other Stories (1976).

Ah, não esqueçam que além de livros, também temos os pequenos contos como “A Última Pergunta (Recomendo você parar de ler este post e ler AGORA este conto, ele é pequeno, coisa de 10 minutos, você não vai se arrepender).

Acho incrível a capacidade do Isaac Asimov viajar até o futuro neste conto, não só imaginar o futuro próximo, mas coisa de milhões, bilhões, trilhões de anos à frente.

Estes são os grandes nomes do gênero literário.

Mas ei… isto você pode ver em qualquer blog, todo mundo sabe quem são, que são fodas e que VOCÊ TEM A OBRIGAÇÃO DE LER.

Então, caro leitor, você me pergunta o porquê de escrever este post… Estou aqui justamente para colocar o que é bom e não é “mainstream“, o que teve de ser garimpado.

Bom, já que estamos entendidos, vocês já ouviram falar de Fred Hoyle? Fred quem ? Sir Fred Hoyle, uma das maiores mentes da nossa época. Pessoalmente acho que ele foi nosso Nikola Tesla, só receberá reconhecimento daqui há uns 30 anos, como todos os bons cientistas.

Além de,  “de direito”, ganhador de um prêmio Nobel (o prêmio foi dado ao seu colaborador já que o trabalho original de Fred Hoyle não foi levado em conta por mimimi da oposição) ele também foi um grande escritor de Ficção Científica.

Ele está no mesmo nível, se não maior, de Arthur C. Clarke e Isaac Asimov, porém ficou pouco conhecido devido as ideias controversas que defendeu.

Recomendaria a todos que continuaram a leitura até aqui, o livro The Black Cloud – A Nuvem Negra.

hugogalvao_the_black_cloud_fred_hoyle.10.02

 “Em 1964, astrofísicos descobrem a existência de uma imensa nuvem de gás que está se dirigindo para o sistema solar. A nuvem, se ocupasse o espaço entre o Sol e a Terra, poderia acabar com a maior parte da vida na Terra, bloqueando a radiação solar e impedindo a fotossíntese.

Um grupo de astrônomos e outros cientistas é reunida em Nortonstowe, Inglaterra, para estudar a nuvem e montar um relatório para o governo britânico sobre as consequências de sua presença.
A nuvem desacelera a medida que se aproxima do Sol (ao contrário de leis físicas) e ..
.”

É uma obra impecável e com um trato científico irresistível, coisa que todo amante de Ficção Científica deve apreciar. (Ah, a vida… sempre imitando a arte.)

Bom, era só isto que eu queria deixar para vocês. Se estavam sentindo falta de autores realmente bons, agora vocês têm mais um.

Agora vou já tratar de ler mais um dos famosos livros deste autor: A for Andromeda.  Até a próxima pessoal.


Sobre Hugo Galvão

Nascido nas Highlands, mais conhecidas como Guaraciaba do Norte, é forte entusiasta da indústria de jogos, assim como do desenvolvimento de jogos independentes. Licenciado em Ciências da Computação, almeja transformar sonhos em jogos e robôs.

  • Muito obrigado Vinicius Albuquerque,

    Shame on me por esta (O nome já estava no link, não tinha nem como errar, hehe) .

    Obrigado pela indicação do livro, tratarei de ler “O Fim da Eternidade” o quanto antes.

    :-p