Sana Fest 2012: Vozes marcantes de Miriam Ficher e Francisco Brêtas


7 Flares Facebook 2 Twitter 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 7 Flares ×

helosaaraujo_francisco_bretas_e_miriam_ficher_sana_fest_2012_01.09.02

Se há uma coisa que marca é voz é o som, que batem junto com nossos batimentos cardíacos e fica para sempre na memória. Principalmente quando falamos de vozes que marcaram a vida de muitas crianças, de jovens. Quem não lembra de Hyoga de Cisne do Cavaleiros do Zodíaco? Ou Sara do Cavalo de Fogo? Francisco Brêtas e Mirian Ficher foram os responsáveis por essas e outras dublagens.

Quando falamos de dublagem, falamos não só de interpretar situações em que um personagem passa, mas de toda uma dramaticidade. E não basta ter uma voz legal, é preciso muito estudo (em teatro inclusive) e preparo (físico e mental) para dar vida aos personagens.

Tudo isso foi discutido no Sana Festa 2012. E o que me deixou mais encantada (sentimento que não deve ter passado apenas por mim) foi ver de perto, duas pessoas super simpáticas que ao ouvir suas vozes, passa todo uma história na sua cabeça, milhões de associações e lembranças, é como se estivesse pertinho dos seus personagens favoritos.

helosaaraujo_francisco_bretas_e_miriam_ficher_sana_fest_2012_02.09.02

Francisco Brêtas e Miriam Ficher autografando

Francisco Brêtas, nascido em Minas Gerais em 06 de Janeiro de 1961, começou a trabalhar com dublagem aos seus 26 anos e tem uma vasta lista de dublagens nas costas: Além de dublar Hyoga de Cisne do Cavaleiros do Zodíaco, dublou também Robbie Rotten do progama infantil famoso Lazytown, Shadow Moon personagem do ator Jim Carrie do filme O Mentiroso,  Jack Twist do filme O Segredo de Brockeback Mountain, Kaioshin em Dragon Ball Z, Fujitaka Kinomoto em Sakura Card Captors, dublou o personagem do ator Steve Carell no filme A Pequena Miss Sunshine, o mais atual é o Capitão em Os pinguins de Madagascar (E isso é apenas o resumo do resumo de sua obra).

igor_queiroz_helosa_araujo_francisco_bretas_miriam_ficher_sana_fest_201209.02

Eu e o meu amor com as sumidades da dublagem nacional

Miriam Ficher é dona de uma das vozes mais conhecidas no Brasil (se não for a mais), carioca, nascida em 26 de Janeiro de 1964, começou a trabalhar aos 13 anos, com dublagem e sua mãe e sua filha, hoje têm a mesma profissão. O que faz da voz de Miriam tão famosa, é que ela tem algumas atrizes “fixas” para dublagem (alguns personagens tem seus dubladores fixos para fazer associações diretas ao espectador), como Drew Barrymore, Angelina Jolie, Jodie Foster, Nicole Kidman, Uma Thurman, Meg Ryan e outras. Isso tudo, sem contar com desenhos e animes que geram uma outra lista: A Princesa Sara do Cavalo de Fogo, Jane de O Tarzan, Pandora de Cavaleiros do Zodíaco, Piggy em Muppet Babies, Peggy Brent em O máscara,  A Beth em O Bicho vai pegar, A Vaca em A Vaca e o Frango, Vicky em Os Padrinhos Mágicos, Alice em Os Pinguins de Madagascar e muitos, muitos outros.

helosaaraujo_francisco_bretas_e_miriam_ficher_sana_fest_2012_03.09.02

Francisco Brêtas e Miriam Ficher

Bom, eu apaixonada pela rotina de trabalho dos dubladores, divido alguns vídeos bacaninhas com vocês! 😉

Cavaleiros do Zodíaco

Episódio de Cavalo de Fogo

  [Imagens Helosa Araújo]


Sobre Helosa Araújo

Graduada em Publicidade e Propaganda e especialista em Moda e Comunicação pela Universidade de Fortaleza, eterna estudante e pesquisadora (tendo como principais temas a fotografia, sociedade, cultura e etnias) e dona do blog Tem Na Fotografia. Teve seu primeiro contato com a fotografia (propriamente dita) em 2005 e depois de trabalhar em vários setores da comunicação se entregou aos clicks em 2007 e hoje não sabe ver uma cena sem um determinado olhar crítico pensando em uma forma de enquadrá-la. Profissionalmente falando, Helosa vivia dividida entre várias categorias da fotografia, passeou como freelancer pela fotografia Social, de Moda, Publicitária, Newborn e Documental, hoje, repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste tenta cumprir o seu papel de comunicadora visual usando a fotografia como sua principal ferramenta.