SANA Fest 2012: Entrevista com Bruno Saraiva do Joga Fortal 1


8 Flares Facebook 3 Twitter 4 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 8 Flares ×

helosaaraujo_joga_fortal_01.02.02

Esse ano, O Sana Fest 2012 inaugurou o espaço Comic Con Fortaleza, e dentro desse espaço pudemos entrar em contato com Bruno Saraiva, um dos organizadores do projeto Joga Fortal, ao qual tinham um espaço reservado para exposição de jogos de tabuleiro.

A conversa foi muito produtiva, e através dela pudemos perceber como anda o cenário fortalezense de jogos de tabuleiro.

helosaaraujo_joga_fortal_02.02.02

WN: Bruno, afinal, o que é o projeto Joga Fortal?

Bruno: O Joga Fortal é, a princípio, um projeto sem fins lucrativos, que procura reunir pessoas que tenham interesse em jogos de tabuleiro, mas que por algum motivo não conheçam pessoas que  compartilhem o mesmo gosto.

WN: Existe um local fixo e data marcada para os encontros?

Bruno: Sim, existe. Nos  encontramos todos os terceiros Domingos de cada mês no Pirata Bar, na Praia de Iracema. Porém existem grupos internos que organizam encontros à parte sem período definido.

WN: E quem nunca entrou em contato com os jogos de tabuleiro e quer conhecer o grupo, onde podem encontrar vocês?

Bruno: Bem, como havia dito, podem nos encontrar nos encontros do Pirata Bar a cada terceiro Domingo do mês, mas também podem conhecer o nosso projeto através do site www.jogafortal.com.br

WN: E esses encontros no Pirata Bar, por ser um local privado, paga-se algo?

Bruno: Não, a entrada é franca.

WN: Jogos de tabuleiro geralmente são voltados ao público infanto-juvenil. Vocês recebem ou notam algum tipo de preconceito?

Bruno: Infelizmente ainda há esse preconceito com os jogos de tabuleiro, até pelo fato de muitas vezes a indicação etária dos mesmos não passar de 12 anos. Porém, um dos motivos do projeto é justamente desmistificar e mostrar para o público leigo, que jogos de tabuleiro podem sim ser jogados por adultos e serem divertidos.

WN: Para terminar a entrevista, a presença do Joga Fortal no Sana Fest 2012, enxerga um retorno positivo?

Bruno: Com certeza, como vocês podem ver aqui as mesas sempre estão cheias de pessoas jogando. E pelo número de pessoas que passam por aqui, acaba trazendo vários curiosos para conhecer um pouco desse mundo que ainda é desconhecido para muitos.

[Imagens Helosa Araújo]