Dorama? O que é isso? 1


5 Flares Facebook 0 Twitter 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 5 Flares ×

hugogalvao_tayou_no_uta_topo.03.02

Olá pessoal. Estou por aqui, mais uma vez, para trazer conteúdo garimpado desta nossa grande rede. Não sei da parte de vocês, mas eu sempre apreciei conteúdo 2D Oriental (Animes, Mangás, etc) e praticamente ignorava filmes e seriados daquelas bandas.

Ignorava… até topar com o termo Dorama.

Dorama? Segundo a wikipedia: “Dorama ((ドラマ) Dorama) é a definição generalizada do gênero novela ou série de televisão oriental, seja ela J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), TW-Drama (drama taiwanês), C-Drama (drama chinês) e até mesmo os Live-Action (séries ou novelas baseadas em títulos de sucesso de mangá ou anime).”

Novela você me pergunta, novela??? Bom, meu caro leitor, basicamente uma história em animação ou mesmo em manga é uma novela.

Estou falando que existe sim vida além do 2D por aquelas bandas, não vamos cometer o crime da generalização, mas verdade seja dita, realmente fica aquela sensação de “vergonha alheia” ao observar a atuação nestas obras.

Não sei se chega a ser algo cultural ou se não estou acostumado a ver pessoas fazendo caras e bocas like a manga, como se fosse a coisa mais natural do mundo, mas felizmente esta sensação terá desaparecido ao final do primeiro episódio, eu prometo :-p

Passado o choque cultural inicial, abre-se um universo de histórias que realmente valem a pena ser vistas, assim como muitas obras do universo 2D.

Para quem ficou curioso, deixo aqui o endereço da DramaWiki, a  Wikipédia dos dramas orientais: http://wiki.d-addicts.com/main_page

Só recentemente tive acesso a algumas destas obras e certamente voltarei aqui para fazer comentários mais substanciais quando garimpar mais deste novo mundo.

Deixo aqui duas recomendações de J-Dramas:

hugogalvao_ichi_rittoru_no_namida.03.02

1 Litre no Namida:
http://wiki.d-addicts.com/1_Litre_no_Namida

Segundo a Wikipédia:

“1 Litro de Lágrimas (1リットルの涙 Ichi rittoru no namida, também chamado de Diário das Lágrimas) é um drama japonês da Fuji Television sobre uma garota diagnosticada com uma doença degenerativa incurável aos 15 anos, mas que foi capaz de continuar com sua vida até sua morte, aos 25 anos.

O drama é uma adaptação do diário de uma garota japonesa chamada Aya Kitō, que sofreu degeneração espinocerebelar. Ela começou a manter um diário por sugestão de seu médico e continuou a escrever até que não conseguisse mais segurar uma caneta. O diário, intitulado 1 Litre no Namida, foi publicado logo após sua morte.”

“Primeira parte do primeiro episódio com legenda em inglês”

Mais detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/1_Litro_de_L%C3%A1grimas

hugogalvao_tayou_no_uta.03.02

Taiyo no Uta:
http://wiki.d-addicts.com/Taiyo_no_Uta

Segundo a Wikipédia:

Taiyo no uta (En – Song to the sun, Pt – Canção ao sol) também conhecido como Midnight Sun (Sol da meia noite), Kaoru Amane é uma garota de 16 anos que sofre de uma rara doença incurável chamada XP (xeroderma pigmentosum), e que por isso não pode sair de casa durante o dia. O seu sonho é tornar-se uma cantora famosa e espalhar pelo mundo as suas músicas. Todas as noites ela toca em frente à estação na sua viola as músicas que compõe.”

“Primeira parte da série Taiyo no Uta com legenda em inglês”

Mais detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taiyo_no_uta

Ambas são histórias trágicas mas não deixam de ser belas, como já dizia Azaghâl, o anão: “A covardia do final feliz é a derrota de qualquer história.”

Até a próxima.


Sobre Hugo Galvão

Nascido nas Highlands, mais conhecidas como Guaraciaba do Norte, é forte entusiasta da indústria de jogos, assim como do desenvolvimento de jogos independentes. Licenciado em Ciências da Computação, almeja transformar sonhos em jogos e robôs.