E os mangás tornam meninos e meninas homossexuais?


6 Flares Facebook 1 Twitter 3 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 6 Flares ×

igorqueiroz_mangasyuri.20.01

O Japão é um país que eu tenho um apreço enorme, acredito que uma parte da culpa seja por eu ter assistido muito a Rede Manchete quando criança. Mas como nem tudo são flores, na terra do sol nascente também tem lá das suas mazelas sociais, e um dos grandes problemas japoneses chama-se: “Insegurança masculina”.

Sério, em pleno século XXI (desconsiderando que o planeta Terra tem bilhões de anos, só pra seguir o calendário vigente) o Japão ainda sofre bastante por ser uma sociedade predominantemente machista. Aquela clássica cena, de algum filme qualquer, onde o japinha  executivo, ao voltar do trabalho, resolve dar uns esfregas na indefesa colegial, só seria cômica, se não fosse uma realidade comum ainda nos dias de hoje.

Eis que há alguns dias atrás, vi essa notícia de que o Conselho Municipal de desenvolvimento saudável dos Jovens da cidade de Miyazaki, Japão, com seus 13 membros, se pronunciou sobre uma hipotética ementa a uma lei que já sofreu outras várias ementas, desde a sua criação em 1977, a respeito de algumas publicações supostamente danosas a juventude com as seguintes frases:

Estes livros contêm um pouco de sombra de violência e brutalidade neles, a maioria dos quais são para estimular os sentimentos sexuais e tendem a retratar as mulheres tomando a liderança sobre os homens. Estamos preocupados que, se os jovens lerem esse material, eles podem ter uma noção tendenciosa que as mulheres desejam [estes sentimentos].

Além disso, se exisirtem mais representações em que as mulheres lideram, isso incentivará uma tendência para a homossexualidade e tornará difícil psicologicamente para se ter uma relação sexual normalmente.

Embora não possa ser generalizado, é dito que os homens tendem a inclinar-se para a homossexualidade por pensar que eles não podem assumir a liderança.

Vemos essa tendência nos livros de hoje que são colocados entre os livros regulares dentro da vista dos jovens. Eu acho que é muito perigoso.

Agora vejam bem, tudo isso foi dito por conta dos chamados mangás de boys-love e dos ladies comics ─ mais conhecidos como mangás yaoi para os ‘meninos’ e yuri para as ‘meninas’ ─, que se encontravam junto aos mangás convencionais. Agora, se nem a ciência, até hoje, conseguiu definir porque cargas d’águas um ser tem predileções por alguém do mesmo sexo, quem dirá uns tios, tanga frouxas, com medo de perder o emprego para a irmã mais velha, né?

[via ANN]