Por onde andam os Gremlins?


11 Flares Facebook 3 Twitter 3 Google+ 5 Pin It Share 0 Email -- 11 Flares ×

helosaaraujo_gremlins.19.01

Se em um dia de folga, assistindo a sessão da tarde você parou para pensar e se perguntou “Por onde andam os Gremlins?”, este é o seu lugar e vamos relembrar um pouco daquela “tosqueira” que todos adoravam. Mas se você está se perguntando agora, “O que são esses Gremlins?”, então, este aqui também é seu lugar e aproveite pra conhecer mais sobre os filmes.

O inventor Rand Peltzer compra em uma loja de Chinatown um estranho bichinho com o intuito de presentear seu filho Billy, no Natal. O velho chinês que lhe vendera o animal de estimação – uma espécia de duende denominado de Mogwai ou Gremlin – advertira-o severamente para que o mantivesse longe da água e da luz e de maneira alguma o alimentasse após a meia-noite. Acontece que Billy não consegue seguir estritamente estas recomendações e, ao deixar cair algumas gotas de água inadvertidamente sobre o seu dócil e felpudo Mogwai, dá início a uma série de ferozes mostrinhos que se multiplicam com imensa rapidez. Estes endiabrados bichinhos e seus insólitos hábitos alimentares trazem pânico à pacata cidadezinha de Kingston Falls.

helosaaraujo_john_hora

 

Os pequenos e fofinhos Gremlins que se transformavam em monstros viraram febre na década de 80. Aliás, devo ressaltar, que a década de 80, sendo a década da televisão, foi bastante presenteada com grandes filmes. E Gremlins, foi um deles. Tempinho depois, foi lançado o Gremlins 2, que atingiu a nova geração ─ público alvo da categoria─. Sua fotografia foi dirigida por John Hora, um famoso diretor de fotografia da época. Devo admitir que, a direção de fotografia desses filmes de comédia não é a primeira coisa que reparamos. O que há de importante a comentar é que: contribuir com um filme desses, histórico, não é para qualquer um.

 

Como manda a tradição, vamos a Filmografia

2000 – Cirque du Soleil (Diretor de fotografia)

1992 – Querida, estiquei o bebê (Diretor de fotografia)

1990 – Gremlins 2, A Nova geração (Diretor de fotografia)

1989 – Loverboy: Garoto de Programa (Diretor de fotografia)

1988 – Moonwalker (Diretor de fotografia)

1985 – Viagem ao mundo do sonhos (Diretor de fotografia)

1984 – Gremlins (Diretor de fotografia)

1982 – O luar dos amantes (Diretor de fotografia)

Veja a filmografia completa de John Hora em IMDb

E quanto a resposta do título? Bom, acho que não encontraremos os Gremlins nos filmes de sessão da tarde, eles, provavelmente estão sendo encaminhados para a lista de filmes da sessão curujão! 😀

Um bom filme pra você! 😉


Sobre Helosa Araújo

Graduada em Publicidade e Propaganda e especialista em Moda e Comunicação pela Universidade de Fortaleza, eterna estudante e pesquisadora (tendo como principais temas a fotografia, sociedade, cultura e etnias) e dona do blog Tem Na Fotografia. Teve seu primeiro contato com a fotografia (propriamente dita) em 2005 e depois de trabalhar em vários setores da comunicação se entregou aos clicks em 2007 e hoje não sabe ver uma cena sem um determinado olhar crítico pensando em uma forma de enquadrá-la. Profissionalmente falando, Helosa vivia dividida entre várias categorias da fotografia, passeou como freelancer pela fotografia Social, de Moda, Publicitária, Newborn e Documental, hoje, repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste tenta cumprir o seu papel de comunicadora visual usando a fotografia como sua principal ferramenta.