Janusz Kaminski não estava sozinho em Forrest Gump


4 Flares Facebook 0 Twitter 2 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 4 Flares ×

helosaaraujo_forrest_gump.17.01

Mais um clássico dos filmes, Forrest Gump. Mas aqui há uma grande diferença entre os outros filmes já comentados: Forrest Gump é um drama, não tem as artimanhas de um filme dehelosaaraujo_janusz_kaminski.17.01 ação, por exemplo, para atrair a atenção do espectador. Então, devo ser justa, Janusz Kaminski contou com o roteirista (Winston Groom), diretor do Filme (Robert Zemeckis), um lindo elenco e uma equipe de produção para fazerem a sua direção de fotografia fazer valer a pena.

Muitas vezes assisto a filmes que contam com um ótimo diretor de fotografia, mas o roteiro do filme é péssimo e acaba por não fazer sucesso. Isso é comum, principalmente nos dramas, que não contam com efeitos visuais rebuscados.

Janusz Kaminski é polonês, nascido em 1959, mal ele sabia que o seu futuro estava ao lado da fotografia. Hoje possui em sua estante, dois óscares de Melhor Fotografia com os filmes A Lista de Schindler (1993) e O Resgate do Soldado Ryan (1998).

Vamos a filmografia?

1988 – Not in this Earth (câmera)

1992 – All the love in the World (diretor de fotografia)

1993 – Arriscando Tudo (diretor de fotografia)

1998 – O Resgate do Soldado Ryan (diretor de fotografia)

2002 – A.I. Inteligência Artificial (diretor de fotografia)

2002 – Minority Report – A nova lei (diretor de fotografia)

2002 – Prenda-me se for capaz (diretor de fotografia)

2004 – Jumbo Girl (diretor de fotografia)

2005 – Guerra dos Mundos (diretor de fotografia)

2009 – Funny People (diretor de fotografia)

2011 – Cavalo de Guerra (diretor de fotografia)

2012 – American Dream (diretor) – Filmando

2013 –  Spring Breakers (diretor de fotografia) – Em pré produção

Veja a filmografia completa em IMDB

E eis aqui, meus amigos, uma linda lista de filmes. O que nos faz pensar: “É, o cara se garante“. Se garante, e com uma linda filmografia nas costas!


Sobre Helosa Araújo

Graduada em Publicidade e Propaganda e especialista em Moda e Comunicação pela Universidade de Fortaleza, eterna estudante e pesquisadora (tendo como principais temas a fotografia, sociedade, cultura e etnias) e dona do blog Tem Na Fotografia. Teve seu primeiro contato com a fotografia (propriamente dita) em 2005 e depois de trabalhar em vários setores da comunicação se entregou aos clicks em 2007 e hoje não sabe ver uma cena sem um determinado olhar crítico pensando em uma forma de enquadrá-la. Profissionalmente falando, Helosa vivia dividida entre várias categorias da fotografia, passeou como freelancer pela fotografia Social, de Moda, Publicitária, Newborn e Documental, hoje, repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste tenta cumprir o seu papel de comunicadora visual usando a fotografia como sua principal ferramenta.