David Tattersall, um gênio da Fotografia de Cinema.


5 Flares Facebook 2 Twitter 1 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 5 Flares ×

helosa_davidtattersallanakin.10.01

helosa_davidtattersall.10.01Não demorou muito, e já estou aqui de volta com mais um diretor de fotografia! Demorei um pouquinho pra postar e por isso, trago uma recompensa – O meu diretor de fotografia favorito: David Tattersall! O fantástico diretor de fotografia do filme Star Wars. Todos nós sabemos que se tem um filme que não envelhece (apesar das tecnologias e efeitos visuais avançados que temos hoje) é o Star Wars. E um dos culpados por isso, é o nosso querido David (bem íntima).

Tattersall é um britânico com diploma da Universidade Goldsmiths de Londres e da Escola National Film e Television. David começou sua carreira nos cinemas muito cedo, ainda menino, em 1986 trabalhou em seu primeiro filme, Salette. Mas, desde o inicio David Tattersall não fez apenas fotografia para cinemas. Começou como assistente de câmera, passou a ser operador de câmera, fotografia e até roteiros.

No IMDB encontrei a linda filmografia do diretor, que não inclui apenas filmes, mas também televisão, o que é muito bom, eu mesma me surpreendi com tanta diversidade.

1986 –  Salette (Sua primeira participação em filmes)

1993 – Sleepwalker (O mais famoso dos primeiros filmes com participação de David Tattersall).

1992 a 1993 – Indiana Jones: Crônicas da Juventude (21 episódios de TV)

1995 – The Adventures of Young Indiana Jones: Treasure of the Peacock`s Eye (oficialmente como diretor de fotografia)

1998 – O Soldado do Futuro (diretor de fotografia)

1999 – Star wars: Episódio 1 –  A Ameaça Fantasma (Diretor de fotografia)

1999 – A Espera de um Milagre (Diretor de fotografia)

2002 – Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos clones (Diretor de fotografia)

2002 – 007 – Die another day (Diretor de fotografia)

2005 – O Matador (Diretor de fotografia)

2005 – Star Wars:Episódio III – A Vingança dos Sith (Diretor de fotografia)

2008 – Speed Racer (Diretor de fotografia)

2008 – O dia em que a terra parou (Diretor de fotografia)

2010 – A Fada do dente (Diretor de fotografia)

2010 – The Walking Dead (TV) – (Diretor de fotografia)

2012 – Romeo and Juliet (ainda em fase de pré-produção)

 

Vale ressaltar que dei uma resumida danada nessa filmografia, também não posso deixar de comentar que o David Tattersall dririgiu a fotografia de  TODOS os episódios de The New Adventures of Indiana Jones (TV) e que, apesar das suas descobertas em várias áreas do cinema, ele sempre se destaca como fotógrafo. 😉

Para quem quiser ver a filmografia completa, e filmes de produção autoral do fotógrafo de hoje: IMDB.


Sobre Helosa Araújo

Graduada em Publicidade e Propaganda e especialista em Moda e Comunicação pela Universidade de Fortaleza, eterna estudante e pesquisadora (tendo como principais temas a fotografia, sociedade, cultura e etnias) e dona do blog Tem Na Fotografia. Teve seu primeiro contato com a fotografia (propriamente dita) em 2005 e depois de trabalhar em vários setores da comunicação se entregou aos clicks em 2007 e hoje não sabe ver uma cena sem um determinado olhar crítico pensando em uma forma de enquadrá-la. Profissionalmente falando, Helosa vivia dividida entre várias categorias da fotografia, passeou como freelancer pela fotografia Social, de Moda, Publicitária, Newborn e Documental, hoje, repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste tenta cumprir o seu papel de comunicadora visual usando a fotografia como sua principal ferramenta.