A Capital do Metal: Estaria Fortaleza merecendo o título?


1 Flares Facebook 0 Twitter 1 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- 1 Flares ×

nightwish em fortaleza - capital do metal

Talvez o título de Capital do Metal seja por demais pretensioso, levando em consideração que o eixo Rio-São Paulo ainda abraça a esmagadora maioria dos grandes shows de Heavy Metal do Brasil, mas é inegável que, pelo menos nos últimos 7 anos, Fortaleza vem ganhando mais e mais shows de bandas de peso desse estilo musical que tanto agrada esse que vos escreve.

Só para citar alguns shows que já tiveram aqui de bandas internacionais talentosíssimas, temos os shows de Helloween e Gamma Ray em 2008, além da banda de metal sinfônico Nightwish que já veio para cá duas vezes, uma também em 2008, ainda na época da ex-vocalista Anette Olzon e agora, mais recentemente, com a ex-After Forever, Floor Jansen, no vocal. Tivemos também no ano de 2008 (que ano, por sinal, hein?), o show da ex-Nightwish em sua carreira solo, Tarja Turunen, que apesar de ter sido em um local bem residencial, conseguiu trazer uma estrutura sonora das mais fodas que já tive o prazer de presenciar, e agora em Outubro a musa do Heavy Metal está de volta à Fortaleza no dia 18 de Outubro. Além desses, ainda tivemos outras bandas como Dream Theater, Guns N’ Roses (que pode não ser metal, mas so what? Rock é rock), e algumas outras.

A “Capital do Metal” receberá pela primeira vez a banda alemã, Blind Guardian

Hoje mesmo, no dia que esse post está indo ao ar, a banda que está vindo pela sua primeira vez para Fortaleza, é a consagrada banda de Power Metal, Blind Guardian. Em sua turnê do seu mais novo álbum, Beyond the Red Mirror (que confesso ter achado bem aquém dos trabalhos prévios da banda), Blind Guardian promete trazer um show que Fortalezense amante de metal nenhum irá esquecer.

blind guardian - fortaleza capital do metal

E isso sem contar os incontáveis shows das conhecidas bandas nacionais como Viper, Shaman, Angra, Almah e André Matos que já deram as caras aqui pela Terra da Luz. Já vieram para a minha querida Fortaleza não só em seus shows dedicados, mas também em festivais, como era o caso do finado(???) Ceará Music.

Apesar de ainda não termos tido o prazer de receber projetos mais “mainstream” da cena Heavy Metal, como bandas conhecidas até pelos mais alheios ao estilo, como Iron Maiden, não duvido que ainda viverei para ver um show dessa banda que tanto gosto em terras Alencarinas. Outro projeto que gostaria de ver por aqui é o fantástico Avantasia, mas esse acredito que pela questão da logística seria mais difícil, já que estamos falando de não apenas uma banda, mas um projeto megalomaníaco do Tobias Sammet, criador e idealizador da Banda e vocalista do Edguy.

Brincadeiras a parte sobre essa questão de receber ou não o título de Capital do Metal, a verdade é que eu acho que Fortaleza já vem mostrando ao longo desses anos que possui público cativo o suficiente para receber shows dessas bandas mais conhecidas. Portanto, deixando de lado disputas territorialistas sobre quem merece ou não o suposto almejado título de Capital do Metal, deixo aqui o espaço aberto para discussões positivas de como poderíamos atrair mais e mais shows internacionais e também nacionais das bandas que tanto amamos. Aparentemente surgiram empresas de eventos interessadas em fazer isso se tornar realidade.

E sobre o show de hoje, acompanha lá o Instagram do whosnerd que vamos fazer uma “live” por lá. Vida longa e próspera ao bom e velho Heavy Metal!