Opinião: Dragon Ball deveria ter terminado após Freeza. 4


12 Flares Facebook 5 Twitter 6 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 12 Flares ×

dragon ball freezaSempre tive a opinião de que Dragon Ball foi bom até o final da fase Freeza, e depois dela virou um imbróglio bastante indigesto e enfadonho. Não desconsidero alguns momentos memoráveis das fases pós Freeza, mas no geral, no somatório, acho que o mangá/anime teria terminado de forma mais digna naquele momento. Até então eu parecia um lunático quando compartilhava essa opinião com meus amigos. Alguns citavam que a fase do Cell foi muito boa por um motivo ou outro, ou mesmo outros falavam que a fase do Majin Boo foi o ápice do mangá/anime. Pouquíssimos concordaram comigo.

Bem, isso até hoje, quando li no Anime Network News que o ex Editor da Shonen Jump e atual coordenador da Shueisha, Kazuhiko Torishima, em uma entrevista feita pelo comediante Kendo Kobayashi ao Livedoor News, ao ser questionado sobre quando o mangá de Dragon Ball deveria ter terminado, Torishima respondeu sem titubear:

“Claro que deveria ter sido concluído com a saga do Freeza.” (tradução livre).

Ele inclusive fez o seguinte comentário sobre o Arco do Cell:

“Se você vai colocar um velho gagá [Dr. Maki Gero] para enfrentar garotas, então é melhor você terminar por aí…” (tradução livre).

Não estou, aqui, querendo utilizar da falácia do Argumentum ad Verecundiam, mas acho sim, pertinente, ver que a opinião de quem estava acompanhando tão de perto a produção do mangá está de acordo com a minha, que até ontem era tida como loucura ou insanidade. Segundo Torishima, se o Akira Toriyama tivesse terminado o mangá naquele momento, ele poderia ter conseguido criar uma terceiro série de sucesso.

E por que Dragon Ball deveria ter terminado na Saga Freeza?

As minhas razões para achar que Dragon Ball também deveria ter terminado naquele momento? São várias. Se assim tivesse acontecido, Goku teria morrido como mártir, o que seria uma forma heroica de ter acabado com um ser que era capaz de destruir um planeta literalmente com um dedo. A partir dali, a escala de poderes se tornou absurda e praticamente intangível. Naquele momento, a jornada do herói teria sido concluída com perfeição, mostrando o Goku como o único Saiyajin capaz de se transformar no lendário Super Saiyajin, e tudo isso por causa da força motriz da morte do Kuririn (momento épico, por sinal). Depois dali, virar Super Saiyajin ficou banalizado, faltando pouco para até mesmo o Mr. Satan também virar (exageros a parte).

A saga do Freeza foi a única que teve realmente um apelo a uma dramaticidade convincente, depois dali nem o Cell e nem o Majin Boo me convenceram de que eram reais grande ameaças, até por conta das suas personalidades esquizofrênicas e inconstantes. Enfim, devo ter alguns outros motivos que não recordei, mas que ao menos para mim fazem sentido. E você aí do outro lado da telinha? Concorda? Discorda? Vamos bater um papo aqui embaixo nos comentários e tentar chegar a uma conclusão (ou não).

  • Fábio Lima

    Não concordo, mais respeito sua opinião! considero Freeza, o melhor vilão de DB e também dono da melhor saga! porém, gosto da fase Cell e você esquece que o Goku também morre na fase Cell? o fato de Gohan superar o pai, foi bem mais interessante! não gosto dessa coisa, de Goku, insuperável, invencível. foi um raro momento, que ele foi superado! lembro de um título, bem emocionante que é “Pai, jamais me darei por vencido” título perfeito, para um último episódio na minha opinião! a Saga Majin Boo, é realmente fraca, e nunca deveria ter sido criada! GT, é pior ainda! deveriam na minha opinião, ter terminado após a saga Cell, com o perfeito título de “Pai, jamais me darei por vencido”.

    • Eu não esqueci que o Goku morreu na fase Cell, é justamente isso. A morte foi banalizada. Morrer naquele momento já não era nem mais dramático. Eu entendo que a fase Cell tem seus momentos memoráveis, mas apenas vendo a história como um somatório, por que durante o andar da saga, tem muitos altos e baixos, e isso acabou prejudicando o ritmo da narrativa, que, ao meu ver, na fase Freeza foi muito melhor explorado.

  • O Lobo das Campinas.

    Sem querer ofender, mas, com um título desse, acho que nem vale a pena ler a matéria.

  • Slayer

    Bom entendo seus motivos e tbm acho que se terminasse na Saga Freeza DB iria ser uma série bem melhor,mas o que o dinheiro e a popularidade não faz né? Bom,gosto da Saga Cell tbm pelo fato de mostrar a evolução do Gohan! Daí em diante foi merda em cima de merda: personagens descartados por exemplo Gohan não servindo pra mais nada (só como saco de pancada mesmo), Vegeta tbm ( talvez a personagem com umas das personalidades mais fodas), Kuririn que teve um papel importante no começo da Saga Z tbm, dentre outros! Lutas só com poder e mais poder! Gostava muito daquelas lutas estilo DB clássico onde tinha mais lutas corpo a corpo e dava lra ver os movimentos! E o pior de tudo vem na saga Buu onde em um dos melhores ep o Vegeta se sacrifica epicamente, depois de supostamente matar o Buu, mas que na verdade se sacrificou de besta (culpa do Akira)! Esse ep poderia ser muito bem o desfecho da Saga Buu,mas vai entender q cabeça do autor!