Mangás da Semana – Naruto 700 – Capítulo Final parte 2 1


15 Flares Facebook 9 Twitter 4 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 15 Flares ×

naruto 700 - 01Ok. That’s it! (Desculpem-me pelo atraso) Esse é o último e derradeiro capítulo de Naruto (o Naruto 699) em sua segunda parte. Se a primeira parte do  foi um tanto quanto controversa, essa segunda pega todos nós de surpresa nas suas mais variadas formas. Foi interessante? Foi conclusivo? Satisfatório? Bem, vejamos na sequência e tiremos nossas próprias conclusões. Lembrando que em todos os posts da nossa sessão Mangás da Semana sempre HAVERÃO SPOILERS!

Naruto 700 – Uzumaki Naruto!!

A primeira coisa que posso dizer sobre o capítulo Naruto 700, é que ele é inteiramente colorido. A segunda, e o ponto mais controverso do capítulo, é que ele dá um salto no tempo de alguns anos, e nos mostra uma Konoha vivendo seus tempos de paz. Falarei sobre esse ponto controverso nas minhas considerações sobre o capítulo. Antes que eu esqueça, o nome do capítulo é exatamente o mesmo do primeiro capítulo do mangá.

Logo no início vemos um Aburame Shino como professor de uma classe de aula com um visual bem diferente do que estávamos acostumados, mas ainda assim escondendo os seus olhos atrás de uma espécie de visor High Tech. Em sua classe de aula estão algumas figuras novas, mas algumas de aparência bem familiar, como é o caso de Bolt, um garoto loiro com aqueles três tracinhos em cada bochecha característicos do protagonista desse mangá, outro com uma semelhança gritante é o Shikadai, que lembra bastante o Shikamaru. Há também uma menina de óculos e cabelos negros os observando nas cenas iniciais, mas por enquanto ela não é apresentada e não apresenta nenhuma característica física reveladora.

Bolt também lembra de certa forma o Naruto do começo do mangá, que só pensava em fazer travessuras, mas ao meu ver o personagem original tinha lá suas motivações bem explicadas, enquanto o Bolt parece apenas querer fazer travessuras por fazer. Também fica perceptível que Shikadai herdou a “indisposição” do seu pai, achando tudo “enfadonho”. Outros personagens juvenis que aparecem são um garoto e uma garota, o garoto tem os traços muito similares aos de Sai (aquele integrante honorário do Time 7 que ninguém nunca deu muita bola) que se chama Inojin, e a garota, apesar da cor mais escura, lembra muito alguém do Clã Akimichi, ou obviamente uma possível filha do Chouji, com o nome de ChouChou. Ainda nessa cena, uma personagem com o visual bem diferente de antigamente (e que eu jurava que tinha morrido em algum ponto do mangá), é a Anko Mitarashi, que possuía o mesmo selo amaldiçoado que o Sasuke lá na época do exame Chuunin.

Muda a cena para o túmulo do Hyuuga Neji, e quem está colocando flores nesse túmulo é uma menininha chamada Himawari que está ao lado de sua mãe, Hyuuga Hinata, e filha também do próprio Naruto, como dá para perceber pelos mesmos três tracinhos de cada lado das bochechas. Outro personagem que é mostrado rapidamente com aquela mesma empolgação herdada do seu mestre Guy e sua “Primavera da juventude”, é o Rock Lee, que está treinando um garoto com traços muito parecidos com os seus, mas que não necessariamente é identificado como seu filho, acabando por ficar em aberto.

naruto 700 - 02Ten-Ten agora é dona de uma loja de armas que parece não estar muito movimentada nesses tempos de paz, e logo em seguida vemos Bolt chateado por que ninguém quis lhe acompanhar em suas travessuras, e logo no seu encalço, mas escondida, está aquela menina de óculos e cabelos negros.

Quando Shikadai chega em sua casa, ele se depara com sua mãe, a Temari da vila da Areia, e o seu tio e Kazekage, Gaara. Outro personagem presente na cena é o seu tio Kankurou. Em mais uma cena cortada podemos ver o Inuzuka Kiba e uma personagem (que juro que não lembrava da sua existência, mas que o Naruto Wikia me ajudou que foi uma beleza) chamada Tamaki, juntos em frente a uma casa cheia de gatos e cachorros, inclusive com um Akamaru já bem velhinho. A relação entre os dois não é bem definida, restando a nós presumir que eles estão juntos ou não. Não muito longe dali, vemos um grupo composto por Sai e Ino, que formaram um casal tendo um filho chamado Inojin (aquele menino com os traços físicos do Sai), e também Chouji e Karui (outra lembrança sobre a personagem resgatada através do Naruto Wikia) que também tiveram uma filha chamada ChouChou. Como dá para perceber, eles estão reunidos para ensinar os seus filhos as técnicas do Ino-Shika-Cho, mas aparentemente só o Inojin parece ter chegado perto do ponto de encontro e ainda assim não parece disposto a aparecer sozinho.

Pulando a cena para a casa do finado Sarutobi Asuma, vemos a filha dele, agora já mais velha, rezando pelo seu pai olhando a sua fotografia, e posteriormente se despedindo da sua mãe, a Kurenai, que deu uma bela envelhecida. A filha de Kurenai e Asuma no entanto não tem o seu nome revelado. Uma pena.

Noutra cena, vemos uma conversa entre o ex Hokage Kakashi e seu eterno amigo/rival Guy Sensei, que agora encontra-se em uma cadeira de rodas, sobre o evento que acontecerá na vila nesse dia, que no caso é o encontro dos Kages de todos os países. Kakashi apenas responde que o atual Hokage está provando ser um bom sucessor.

Por falar em encontro dos Hokages, uma pequena cena mostrando os ex Kages se reunindo na casa do Oonoki tendo a presença do próprio junto com o “A“, a Terumi e a Tsunade. Longe dali vemos o Killer Bee meditando próximo a uma cachoeira e tendo uma conversinha com o Oito-caudas.

Finalmente vemos o Naruto (mesmo que inicialmente de costas), assumindo o posto de Sétimo Hokage. Preciso fazer uma pausa para um comentário oportuno. Até o momento, não lembro de no universo de Naruto termos visto nada relacionado a tecnologia como computadores, celulares ou coisa do tipo, e como pode ser visto, Naruto em sua sala manuseava um Notebook. Sei que é apenas um detalhe bobo, mas vou deixar para falar nisso no final do post nas minhas considerações finais. Voltando para o contexto do momento, Udon e Moegi (que eu juro não lembrar deles nem um pouco até pesquisar no Naruto Wikia), entram para avisar ao Naruto que o seu filho está fazendo travessuras mais uma vez.

naruto 700 - 03Se o Naruto fazia as suas pinturas nos monumentos da Montanha de Konoha para chamar a atenção das pessoas, seu filho também o faz, mas seus motivos gritados são outros (apesar de o Naruto perceber quais são seus verdadeiros motivos), quando diz que odeia os HokagesDattebasa (uma variação do Dattebayo do seu pai). Naruto aparece imediatamente para dar uma bronca em Bolt, que acaba demonstrando que só queria a atenção do próprio pai.

Lá embaixo Konohamaru aparece tecendo alguns comentários negativos a respeito da atitude do Bolt, ao que o Iruka Sensei tenta mostrar ao Konohamaru o lado de Bolt. Naruto então fala para o Bolt que ele como Hokage tem toda a vila como sua família, e que as vezes ele não pode ser o pai dele só para ele. E que imagina que deve ser difícil para ele, mas que ele precisa ser forte, afinal de contas ele também é um ninja.

Quando finalmente Naruto desce junto a Bolt e o Konohamaru faz uma ceninha dando umas broncas em Bolt, e mais uma vez a menina de cabelos escuros e de óculos aparece ao longe, sempre com um olhar desconfiado. No próximo quadro finalmente a menina é revelada como Salad, a filha de Sakura e Sasuke. Sasuke por sua vez aparece no quadro a seguir, com uma aparência bem mais velha, em uma de suas andanças pelo mundo, e sente alguma presença no meio de uma floresta, mas acaba sendo aparentemente apenas uma impressão.

Finalmente temos a reunião com os atuais cinco Kages, sendo eles o Darui como o quarto Raikage, a Kurotsuchi como a terceira Tsuchikage, o Chuojuro como o sexto Mizukage, o Gaara como o quinto Kazekage e o próprio Naruto como o sétimo Hokage. Tudo isso para no final mostrar a pintura de Bolt no monumento da Montanha de Konoha onde fica o rosto do Naruto com uma homenagem a One Piece com a Jolly Roger dos Chapéu de Palha. Naruto então encerra sua última página com uma clara referência a primeira página do mangá, onde a história começava a ser contada com a mitologia da raposa de 9 caudas. Só que dessa vez é contada pela perceptiva do Jinchuriki que recebeu a Nove Caudas e que fez amizade com ela, e juntos derrotaram e selaram a invocação da Besta de 10 caudas, e que esse mesmo garoto passou a ser conhecido como o sétimo Hokage. E é isso, galera. Naruto acabou, e o que vem adiante nesse post são as minhas impressões finais.

naruto 700 - 04Minhas considerações sobre esse capítulo: Como disse no começo, essa decisão de ter avançado na linha do tempo para mostrar uma nova realidade em Konoha foi bastante controversa. Já vi por aí nas Internets as mais variadas opiniões, mas nenhuma totalmente favorável a esse respeito. Como disse em algum ponto na primeira parte do resumo do último capítulo, desde o início o grande objetivo do Naruto era se tornar o Hokage, e ao longo do mangá esse objetivo foi deixando de ser sua maior prioridade para ser trocado pela salvação do Sasuke. Se por um lado eu entendo que o que motivava o Naruto almejar o título de Hokage era a busca da aceitação do povo da vila de Konoha, e ao final da guerra ele passou a ser considerado um verdadeiro herói não só por Konoha, mas por todos os Ninjas de todos os países, por outro eu senti a falta de ver o momento exato da nomeação dele como Hokage. Não sei. Para mim ficou um vazio considerável com essa decisão.

Já havia falado também que com esse tempo curtíssimo para concluir tudo e todas as pontas soltas, era inevitável termos um final apressado e sem lá muitas explicações, o que me chateou mesmo foi que o que poderia ser considerado o final de Naruto na primeira parte desses dois capítulos, passou a ser algo muito focado na narrativa do Sasuke, mas sobre isso eu já reclamei lá na primeira parte. Deixa para lá.

No final das contas, foi um final mediano, que com certeza veio recheado de fan service, mostrando tudo bonitinho no futuro, como as coisas se desdobraram (mesmo que de forma abrupta demais), e ficou aquele sentimento de esperança de que o Naruto e o Sasuke realmente quebraram um ciclo que parecia eterno. A paz parece que enfim encontrou o seu caminho no universo de Naruto, e isso não deixa de ser poético. Foram muito bons quase todos esses anos acompanhando Naruto, e mesmo com seus altos e baixos, foi uma aventura e tanto. Ainda há espaço para mais histórias, inclusive partindo da nova geração de Ninjas, quem sabe, né?

Última observação: Puxando aquele ponto que deixei em aberto sobre o notebook e o primeiro sinal de evolução tecnológica, fiquei com uma ideia na cabeça antes mesmo de ler o último capítulo e ter visto essa referência: E se o tempo avançasse bem adiante. Bem adiante mesmo. O quão legal seria se o Ninjutsu passasse a ser uma arte “esquecida” nos dias de hoje? Será que poderíamos ver a continuação do universo de Naruto nos dias atuais e gostarmos do resultado? Não sei, foi apenas um palpite, mas seria no mínimo interessante ler um mangá nesses moldes. O que vocês acham? Loucura minha? Daria para ser algo aproveitável? Comentem aí, afinal de contas esse espaço não é só meu para os meus devaneios. Divaguem comigo e quem sabe não poderíamos ao menos imaginar um FanFic. Abraço a todos que nos acompanharam até aqui, mesmo que por pouco tempo, e continuaremos com o enfadonho Bleach e o cada vez melhor One Piece.

naruto 700 - 05

  • Igor Beviláqua

    Massa demaaaaaaaaaaaaais!