Mangás da Semana – Naruto 699 – Capítulo Final parte 1


11 Flares Facebook 6 Twitter 4 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 11 Flares ×

naruto 699 - 01E cá estamos com a primeira parte do último capítulo de Naruto que foi divido em dois. Foram mais de quinze anos de expectativa. Mais de quinze anos aguardando o Grand Finale de Naruto, e agora é real. É óbvio que como toda conclusão de uma obra, ainda mais uma tão longa, é impossível agradar a gregos e troianos. É impossível criar um desfecho que satisfaça a ansiedade de alguns, ou os critérios mais “monoculares” de outros. Porém, vamos deixar para devanear no resumo no capítulo, né? Lembrando que em todos os posts da nossa sessão Mangás da Semana sempre HAVERÃO SPOILERS!

Naruto 699 – The Seal of Reconciliation

Dado o final do capítulo passado, iniciamos o capítulo Naruto 699 no exato mesmo ponto onde se encontram prostrados no chão Naruto e Sasuke, com um poético zoom out centralizado nos dois e nos mostrando que eles estão deitados sobre a união das mãos das estátuas do Hashirama e do Madara. Vale lembrar que tudo isso em cores, com todo o esmero esperado de um último capítulo. Por falar em cores, a página dupla também colorida do capítulo, é um colírio para os olhos. Cheia de sentimentalismo e esperança.

Na sequência Kakashi e Sakura chegam a tempo de darem uma mãozinha (desculpem o trocadilho inevitável) para Naruto e Sasuke. Enquanto Sakura utiliza seus Jutsus de cura, Sasuke aproveita o ensejo para pedir desculpas por tudo que ele fez até aquele momento. Pelas últimas atitudes da personagem, é óbvio que um “É bom que você peça desculpas mesmo…” era o que se podia esperar dela. Kakashi por sua vez apenas recorda os primórdios do Time 7.

Mais uma vez Sasuke passa a narrar internamente seus sentimentos em relação a Naruto, que afirma agora lembrar das palavras que o Naruto costumava dizer sobre como ele se sentia quando eles estavam juntos deveria ser o mesmo sentimento de ter um irmão. Esse sentimento que o Naruto falava, Sasuke parece que finalmente entendeu no final das contas.

naruto 699 - 02Enquanto todas as pessoas vão sendo libertadas do Tsukuyomi Infinito através do selo formado por uma mão do Sasuke e uma do Naruto, o Sasuke continua sua narrativa interna, deixando claro seus sentimentos de saudosismo constante mesmo enquanto viajava pelo mundo, lembrando de quando eram apenas crianças solitárias, sedentas por amor mas achando nada mais do que ódio. Daquele momento eles se separaram, e lutaram, mas agora que o tempo passou ele acredita que talvez de um jeito parecido o sofrimento, os desejos e os sentimentos do pai dele, da mãe e do seu irmão passaram para ele. Talvez agora ele venha a conhecer a esperança e a dor do Naruto.

Ele que nunca o abandonou, não importasse o que acontecia. Mesmo quando ele se fechava, o Naruto continuava a se aproximar e entender os seus sentimentos. Por tudo o que ele fez, o Naruto era para odiá-lo e no entanto ele nunca deixou de olhá-lo como um amigo. Mesmo quando ele tentou o máximo para destruir esse sentimento…

Vale lembrar que esse pequeno monólogo é mostrado enquanto várias coisas acontecem em paralelo, como o desfecho do Zetsu Branco dado pelo próprio Yamato. A liberação das bestas de caudas, representada aparentemente apenas pela aparição da Kurama e finalmente o enterro do Neji, que até o momento ainda não tinha sido possível devido a guerra.

Como já era esperado, Hatake Kakashi se tornou o sexto Hogake, e isso é mostrado na Montanha de Konoha estilo Monte Rushmore, onde a carinha dele se encontra lá COM a máscara (quem esperava vê-lo sem máscara, se ferrou). No portão de Konoha, Kakashi adverte a Sasuke que ele só foi perdoado pela vila da folha por ter cooperado na dispersão do Tsukuyomi Infinito e pela intervenção do herói da vila, Naruto, e do próprio Kakashi. Fica claro que Sasuke está de partida, e isso é confirmado com a pergunta retórica de Sakura, a qual é respondida pelo Sasuke dizendo que ele precisa ver o mundo ninja por ele mesmo, precisa ver como está o atual estado do mundo. Sasuke está confiante de que agora será possível ver todas as coisas que ele deixou passar, e que se ele deixar esse momento passar ele pode perder essa clareza dele de agora. A Sakura tenta ensaiar um pedido para acompanhá-lo, mas ele é enfático quando diz que essa viagem de redenção é só dele, e que os pecados dele nada tem a ver com ela. Ele então promete vê-la quando voltar, e a agradece.

naruto 699 - 03Quando Sasuke se distancia um pouco, ele se depara com o Naruto no meio da estrada, que o aguarda pacientemente apesar do Sasuke não estar esperando isso. O que Sasuke deixa claro em mais um dos seus monólogos internos é que ele é muito grato ao Naruto por tudo o que ele fez, e acredita que esse sentimento de irmandade entre ele o Naruto não deveria existir apenas entre eles, mas deveria se aplicar para mais coisas. Coisas maiores. Mas Sasuke também sabe que as coisas nem sempre acontecem como o planejado, e que com coisas maiores isso fica ainda mais difícil.

Naruto então diz a sua última frase desse capítulo (que diga-se de passagem, passou a ser muito mais narrado pelo Sasuke do que pelo próprio Naruto) : – Estou devolvendo isso. – segurando na mão a antiga bandana de Konoha que pertencia a Sasuke, e o mesmo responde que ele irá guardá-la até o momento em que eles possam acertar as contas. A reflexão final de Sasuke então é que todo esse sentimento é como a fé, onde você continua acreditando, tentando e aguentando até ser capaz, porque as pessoas depositam às esperança neles e confiam neles para continuarem seguindo em frente, e talvez isso seja o que os torna ninjas. E chegamos ao final da primeira parte.

Minhas considerações sobre esse capítulo: Confesso ter ficado um tanto quanto decepcionado em como as coisas foram apresentadas nesse capítulo. Se no passado fiquei deveras emocionado com o desfecho e os sentimentos do Sasuke revelados, nesse eu senti que o autor faltou com o devido respeito ao seu protagonista, que atuou basicamente como coadjuvante do primeiro desfecho dessa longa saga que foi o mangá de Naruto. É de conhecimento de todos os apreço do Masashi Kishimoto pelo personagem do Sasuke, mas ao meu ver ficou faltando um desfecho mais digno para o protagonista da série que inclusive dá nome a mesma. De resto, não há muito o que dizer, haviam poucas páginas para concluir um rio de pontas soltas, talvez no anime isso seja feito com mais dignidade. Sem mais delongas, vamos ao próximo e último resumo dos mangás de Naruto.

naruto 699 - 04