Mangás da Semana – Naruto 698


10 Flares Facebook 6 Twitter 3 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 10 Flares ×

naruto 698 - 01Seguindo a correria para ficar em dias com todos os Mangás da semana, não vou encher linguiça aqui nessa parte introdutória. Lembrando que em todos os posts da nossa sessão Mangás da Semana sempre HAVERÃO SPOILERS!

Naruto 698 – Naruto and Sasuke (5)

Se havia qualquer traço de convicção nas intenções assassinas de Sasuke no final do capítulo passado, bastou os primeiros dois quadros do capítulo Naruto 698 para que essa convicção fosse para as cucuias. Por outro lado, mesmo no pior cenário, Naruto consegue surpreender até mesmo a Kurama, que o pergunta como ele consegue essa força sem ao menos saber se ele será capaz de salvar o Sasuke. Naruto é preciso na resposta: – A partir do momento que você começa a questionar ou duvidar do que você se comprometeu, está tudo perdido! E esse, meus caros, é o conhecido “Jeito Ninja” tão mencionado pelo Naruto em vários momentos de sua trajetória.

Um contra-ataque vem dos punhos de Naruto, que lança o corpo fadigado de Sasuke para longe e o finca nas rochas da cachoeira. Sasuke não fica muito contente com esse jeito persistente do Naruto. Nesse momento Sasuke prepara um Kagutsuchi (manipulação das chamas negras) e toma esse ataque como o definitivo. Naruto em sua conversa interior com Kurama é instruído a pegar o resto de chakra remanescente da raposa de nove caudas e fazer o melhor uso possível, já que uma vez que ela faça isso, ela entrará em sono profundo por um tempo, impossibilitando a mesma de ajudar Naruto na batalha daqui pra frente.

No final das contas, Naruto e Sasuke repetem, de certa forma, o mesmo momento do final da batalha entre eles há alguns anos quando ainda eram mais jovens e inexperientes. Rasengan contra Kagutsuchi. Mais uma enorme explosão na cachoeira e dessa vez em sua base. Passado o efeito da grande explosão, Naruto e Sasuke encontram-se lado a lado deitados no chão, sem forças para continuar o combate.

naruto 698 - 02Naruto com um olhar contemplativo, aceitando que ali pode ser o local onde ambos irão morrer, já que segundo Naruto eles perderam muito sangue, e Sasuke com um estranho olhar sereno, que há muito não se via no personagem. O garoto Uchiha agora é só dúvidas, e a maior é a de por quê o Naruto, mesmo no pior dos momentos, nunca quis verdadeiramente matá-lo. Naruto brinca com a situação, dizendo que agora que seu rival não pode se mover, a sua boca está fazendo um bom trabalho para compensar isso.

A resposta a pergunta de Sasuke é óbvia, e já foi dita pelo Naruto mais vezes do que podemos contar nos dedos: – Por que nós somos amigos!. Obviamente essa resposta não satisfaz a dúvida de Sasuke, que pergunta o que realmente significa amigo para Naruto. Uzumaki Naruto então responde que realmente não tem uma resposta a essa pergunta, mas ele diz que quando vê Sasuke tentando carregar todo esse fardo, de alguma forma, isso o machuca. E assim, como num passe de mágicas, mas de uma forma bem poética, Naruto finalmente quebra a última defesa de Sasuke. Naruto continua dizendo que é tanta dor, que ele simplesmente não pode deixar o Sasuke sozinho.

Nesse momento acontece o ápice do capítulo, e talvez de todo o mangá, pois se desde o começo o objetivo de Naruto era se tornar o Hokage, desde que o Sasuke saiu de Konoha, outro grande objetivo tão importante para ele surgiu: O de reaver esse laço que era tão importante para ele. E é através de um discurso interior de Sasuke, que percebemos tudo o que se passava na cabeça do último sobrevivente do clã Uchiha.

naruto 698 - 03Transcreverei abaixo, em tradução livre, as exatas palavras usadas nesse pequeno monólogo de Sasuke:

Naruto, eu sabia que muito tempo atrás você sempre costumava ser sozinho. Assim como eu, o único sobrevivente do clã Uchiha… você era evitado por todos da vila… você fazia coisas estúpidas para ser punido de propósito… para que assim notassem você… quando eu o vi pela primeira vez, pensava que você era um inútil, um idiota bom-para-nada. Apenas um fracote que queria fazer bagunça e fazer brincadeiras. Mas… depois de vê-lo fazendo travessuras e sendo punido uma vez atrás da outra… de alguma forma chamou a minha atenção. Naquela época eu pensei que pouco a pouco aquela sua fraqueza ia penetrando em mim. E daquele ponto em diante, toda vez que eu o via, você chamava mais e mais a minha atenção.

 

Quando percebi o quão desesperado você estava para se conectar com as pessoas… isso me fez pensar na minha família. E de alguma forma isso me deixava em paz. Mas ao mesmo tempo eu me sentia fraco. E para escapar dessa fraqueza, eu treinei para que eu pudesse me vingar do meu irmão… eu queria me tornar mais forte do que ele era. E a despeito disso, eu acabei no mesmo time que você. E mais uma vez eu via a imagem da minha família. Participando das missões com você, vendo-o gritar que iria ser o Hokage… e você realmente queria ficar mais forte junto comigo… Eu também acabei sentindo que um dia também iria querer lutar com você. E então… eu comecei ver a sombra da minha família no Time 7… É por isso que… quando eu o via sofrendo… é isso… exatamente como você… Isso me machucava.

 

Quando eu entendi pela primeira vez a sua dor, essa foi a primeira vez que eu o vi como um amigo. E por outro lado… quando de repente você começou a se tornar mais forte, e eu tive que deixá-lo seguir sozinho… quando eu o via se tornando cada vez mais forte… Foi aí que percebi que você sempre estava só. Com alguém como você por perto, você se sentia aliviado… você iria imediatamente começar a falar e de alguma forma começar a sentir esse sentimento de felicidade. Mas eu desisti disso… Eu fiquei com inveja de você… você que parecia ser capaz de fazer tudo… eu decidi que você seria meu rival! Você se tornou meu objetivo.Eu, que nada tinha, finalmente tinha algum tipo de conexão… algum tipo de relacionamento.

 

Fazendo as missões como o Time 7… Eu estava sempre seguindo você, vendo-o querer se tornar tão forte… e tão admirável quanto você podia ser… Mas era o oposto… na realidade eu estava apenas sendo invejoso… por que você tinha uma força que eu não tinha… você sempre andou na minha frente… assim como o meu irmão mais velho fez um dia… hoje não foi diferente…

E amanheceu o dia, e o Naruto acordou perguntando se eles estavam no céu, e Sasuke responde que eles apenas adormeceram até o raiar do Sol. Sasuke diz que parece que eles de alguma forma conseguiram sobreviver mais uma vez. Naruto se revolta por não ter forças para dar umas boas pancadas no Sasuke e talvez colocar um pouco de juízo na cabeça dele, ao que o próprio Sasuke começa a rir.

naruto 698 - 04É claro que o Naruto não entendeu a graça, mas o Sasuke explica que mesmo ele nas condições em que está, ainda está preparado para lutar. E para surpresa do Uzumaki Naruto, Uchiha Sasuke anuncia que aceita a própria derrota em um quadro que realmente tem todo o apelo emocional possível. Naruto ainda esperneia um pouco, dizendo que a luta que ele quer é entre amigos, e depois dessa, mas Sasuke corta a euforia do Naruto com uma conversa séria, dizendo que ele o aceita, e que se ele morrer ali, aquele destino eterno o qual o Sábio dos Seis-Caminhos mencionou se encerra. Diz também que isso pode ser considerado como uma revolução e que o Tsukuyomi Infinito irá desaparecer depois que ele morrer, e que ele pode tomar o olho esquerdo dele e transplantar no Kakashi.

Sasuke está obstinado a pagar as suas dívidas com o seu próprio corpo, mas Naruto adverte-o que a morte dele não irá resolver as coisas, e que se ele quer se redimir, que o ajude a unir todos os Shinobis no mundo todo. Sasuke fala que apesar de aceitar Naruto, ele não é capaz de aceitar mais ninguém e pergunta ao Naruto o que ele fará se ele tentar se opor a ele de novo. Naruto responde que simplesmente irá pará-lo novamente, mas isso não vai acontecer. Sasuke pergunta-o como ele pode ter certeza disso, e Naruto diz que não quer se tornar repetitivo, e Sasuke traz de volta uma frase memorável: Cale a boca Usuratonkachi, que era como Sasuke chamava de forma jocosa o Naruto na fase infantil do mangá. E finalmente o enquadramento pega o resultado da luta entre os dois, que no melhor estilo George Lucas, mostra ambos com um braço perdido. O Sasuke com o esquerdo e o Naruto com o direito.

Minhas considerações sobre esse capítulo e o que poderá vir a frente são: Apesar do sentimento de tudo ter sido feito às pressas, é inegável a carga emocional desse capítulo. Não foi a toa que transcrevi todo o monólogo mental de Sasuke, já que esse sem dúvida foi um dos momentos mais marcantes para a história do mangá. Nos resta apenas os dois últimos capítulos que, como prometi, irão ser lançados ainda hoje. Até já já!

naruto 698 - 05