Mangás da Semana – One Piece 763


13 Flares Facebook 7 Twitter 4 Google+ 2 Pin It Share 0 Email -- 13 Flares ×

one piece 763 - 01Seguindo a correria para ficar em dias com todos os Mangás da semana, não vou encher linguiça aqui nessa parte introdutória. Lembrando que em todos os posts da nossa sessão Mangás da Semana sempre HAVERÃO SPOILERS!

One Piece 763 – Declaration of Humanity

Contrariando a suposição de que aquela construção torta da capa do capítulo One Piece 762 teria sido uma construção da “Port Town” danificada pelo surto dos Monstros Marinhos, o Gato Marinho que acompanha o Jinbe o informa que na verdade aquela construção é uma construção da cidade dos Gatos Marinhos.

Se o capítulo anterior serviu para nos mostrar o passado (do passado) do pequeno Law, esse agora nos mostra o passado (também do passado) do Donquixote Doflamingo e de sua família (e aqui, obviamente, incluímos o seu irmão Corazon). A abertura do capítulo já nos mostra três indivíduos dependurados em algumas janelas de um prédio sobre o populacho furioso desejando a sua morte. O motivo? Esses três indivíduos são ex Tenryuubitos, e a essa altura você já deve imaginar quem está no meio. O motivo para tanto ódio é evidente, basta lembrarmos da primeira vez que vimos um Tenryuubito em One Piece, lá no Arquipélago de Sabaody, para sabermos o quão odiosos eles são. Mas será que são todos?

Nesse primeiro momento do capítulo, percebemos um povo descarregando todo o seu ódio naqueles três ex Tenryuubitos indefesos, entregues à morte certa. Como sabemos, um deles é o próprio Doflamingo em seus primeiros anos de vida, e esse ao ser atingido por um objeto jogado por um dos civis revoltados, acorda de seu pesadelo no presente do atual flashback (é, eu sei que lendo assim fica meio confuso). Aqui é válido perceber algo bastante incomum: Doflamingo verdadeiramente abalado com um pesadelo que imagina-se que seja constante; o seu passado. Ele então dá uma boa golada em uma bebida que está a sua frente, parte para atender o Den Den Mushi e daí se inicia mais um flashback, agora 33 anos para além da linha temporal atual de One Piece, e inclusive para um pouco além desse mesmo momento que deu início ao capítulo.

E cá estamos em Mariejois, 33 anos atrás, em um momento que seria o início de uma grande mudança para toda a história de One Piece. Numa reunião de vários Tenryuubitos, um encontra-se decidido a renunciar o cargo de “Deus”. Esse leva o nome de Saint Donquixote Homing. Uma pausa para uma reflexão:

Vocês já repararam como em One Piece o Eiichiro Oda deixa bem claro que as pessoas más possuem uma aparência visivelmente desagradáveis, enquanto as pessoas de bom coração são exatamente o inverso. No caso da linhagem Tenryuubito, até esse momento, isso era unanimidade. (Fim do momento reflexivo)

one piece 763 - 02Donquixote Homing decidiu renunciar seu título de Tenryuubito por simplesmente se considerar humano, o qual foi automaticamente rechaçado pelos demais Tenryuubitos, que o chamaram de herege pela sua afirmação leviana. Ainda assim, a família Donquixote é levada para North End, uma nação não pertencente ao Governo Mundial, pelos Tenryuubitos, que os deixam em posse de uma mansão com uma fortuna considerável, mas o destituem do título de Tenryuubitos e tomam de volta um chip identificador.

Se por um lado os pais do Doflamingo (nesse capítulo chamado várias vezes pelo nome Doffy) fogem totalmente a regra da sua linhagem, Doffy parece ter carregado consigo todo o odioso comportamento dos Tenryuubitos, achando completamente normal a discrepância entre os “direitos humanos” dos mesmos e o resto da humanidade. Outra coisa legal desse momento é descobrir que o nome do irmão mais novo do Doffy é Rosinante, que para quem não sabe, é quase o mesmo nome do cavalo do personagem Dom Quixote do romance Dom Quixote de La Mancha.

Não demorou muito para a população local descobrir a origem da família Donquixote e resolver descontar todo um ódio de longos anos em relação a sua extirpada linhagem. O primeiro ataque é lançado a mansão da família, que passa a fugir e se esconder da população. Eles acabam se escondendo em um barraco afastado de péssimas condições de moradia, que segundo o próprio Doffy, dá vontade até de vomitar do mau cheiro do lugar.

Percebendo o grave erro que cometeu, Homing tenta (em vão) reaver o título de Tenryuubito para sua mulher e filhos. Daí para frente é uma sucessão de sofrimento para a família Donquixote, onde Doffy e Rosinante aparecem sendo espancados, comendo sobras nas ruas e finalmente vendo sua mãe morrer de alguma doença que dispensa explicações. O flashback do flashback de Doflamingo termina com ele, Rosinante e seu pai sendo capturados pelo populacho, e imagino que o resto disso já vimos no começo desse capítulo.

one piece 763 - 03A cena então volta para o QG da família Donquixote há 16 anos, quando finalmente acharam o Law e conseguiram levá-lo até o Doflamingo. Apesar da óbvia suspeita de que ele esteja sendo levado para receber o castigo por ter esfaqueado o Rosinante, na verdade o motivo da captura de Law é que Doflamingo pretende torná-lo oficialmente um membro da família Donquixote. Isso deixa Law desconfiado, já que ele passa a crer que talvez Rosinante não tenha dito nada sobre o esfaqueamento, já que o Law já havia comprado o silêncio do Buffalo com um sorvete. E o motivo do convite de Donquixote se deu pela percepção do passado terrível que ambos tiveram, e isso o fez achar que o garoto tem um grande potencial.

Como Doflamingo é envolvido com o mercado negro de Frutas do Demônio, ele pensa que talvez em algum momento eles possam achar alguma Fruta que venha a curar a doença do Law, e quem sabe em 10 anos ele não venha a se tornar o braço direito do Doflamingo. Para completar, ao ver o ferimento de Rosinante, Doflamingo pergunta a ele o que foi aquilo, e Rosinante responde através de um bilhete escrito que foi um inimigo, deixando claro a Law que ele o acobertou. Daí para frente Law embarca nas aventuras e desventuras da família Donquixote, e passa a ser treinado por todos os seus membros.

Tudo ocorre relativamente bem até que um belo dia, dois anos após a entrada de Law na família, a Baby 5 pergunta a Law qual é o nome verdadeiro dele. Apesar de não dizer com muita vontade, Law acaba entregando seu verdadeiro nome completo como: Trafalgar D. Water Law. Após falar isso, quase que instantaneamente o Corazon aparece agarrando-o e levando-o para longe de onde Law estava conversando com a Baby 5 e o Buffalo e surpreendentemente pergunta para Law com palavras faladas: – O que você falou agora há pouco é verdade? – Sem dar tempo para o Law processar a informação, Rosinante continua dizendo que se o nome secreto “D.” de Law for verdadeiro, que ele se afaste o quanto antes do Doffy, pois ele de todas as pessoas deve estar o mais longe possível de Doflamingo.

Minhas considerações sobre esse capítulo e o que poderá vir a frente são: Ao contrário de outros mangás, os flashbacks em One Piece me parecem tão gostosos ou até mais do que a trama principal. Esse capítulo em especial me fez ter uma outra visão sobre o inescrupuloso Doflamingo. Não que eu tenha simpatizado com o mesmo, ou tenha achado que agora a sua causa é justificada, mas com certeza seu background ajudou a adicionar uma nova camada à complexa personalidade do personagem. Outros dois pontos fortíssimos do capítulo é a revelação do nome de Law, que até onde sabíamos era apenas Trafalgar Law e o fato de que Rosinante na verdade continua podendo falar normalmente como sempre falou. Que venha os próximos resumos, que em se tratando de One Piece, invariavelmente ficam para lá de extensos.

one piece 763 - 04