Curso de programação do tio Who’s Nerd – Parte 1 2


23 Flares Facebook 18 Twitter 4 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 23 Flares ×

curso de programaçãoAqui estou eu lançando mais uma nova sessão no Who’s Nerd?. A ideia do Curso de Programação do tio Who’s Nerd é bastante simples, quero compartilhar com vocês, nossos fiéis leitores, um pouco do conhecimento que venho adquirindo ao longo desses anos como profissional de TI (Tecnologia da Informação). Muitos de vocês talvez não saibam, mas esse que vos escreve tem como profissão (devidamente remunerada), a de Analista de Sistemas, mais precisamente ocupando a maior parte do meu tempo com linhas e mais linhas de código.

Bem, como tudo na vida tem um início, o pontapé inicial para quem deseja enveredar para essa obscura área dos programadores chama-se: Lógica de programação. É na lógica de programação que tudo começa, e para tanto, não precisamos nem tratar de uma linguagem de programação específica para ensinar essa parte básica.

Calma, calma. Se você não sabe diferenciar nem mesmo o que é uma linguagem de programação, não entre em pânico, o tio Who’s Nerd está aqui para explicar tudo ao seu tempo e sua hora. Então vamos começar?

Curso de programação do tio Who’s Nerd – Lógica de programação

Antes de partirmos para a mão na massa com o nosso curso de programação, e começar a entender os “ifs e elses” as estruturas de repetição e tudo mais o que envolve a programação, precisamos solidificar alguns conceitos básicos sobre programação. Sendo assim, dividirei em tópicos curtos para facilitar a leitura.

Para que serve a programação?

A programação serve para, através de uma determinada linguagem de programação, prover uma solução computacional através de uma sequência lógica.

Sequência lógica?

Nada mais é do que um conjunto de instruções designados para atingir um objetivo ou solucionar um problema.

Pera aí… Instruções?

Instruções são um conjunto de regras ou normas definidas e ordenadas para a realização ou emprego de algo.

E o que é esse Algoritmo que tanto falam?

Os algoritmos são comumente vistos na literatura como uma sequência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Partindo dessa definição, podemos encarar o passo a passo de uma receita de bolo, como um algoritmo. Ex:

  1. Obtenha os Ingredientes
  2. Bata as claras de ovo em neve
  3. Bata bem as gemas com a margarina e o açúcar
  4. Acrescente o leite e farinha aos poucos sem parar de bater
  5. Por último agregue as claras em neve e o fermento
  6. Coloque em forma grande de furo central untada e enfarinhada
  7. Asse em forno médio, pré – aquecido, por aproximadamente 40 minutos
  8. Quando espetar um palito e sair limpo estará assado

Perceba que o passo a passo para fazer o bolo depende de uma sequência ordenada, e que se porventura colocássemos o passo 8 no lugar no passo 5, por exemplo, não faria o mínimo sentido. E é justamente assim que funciona um algoritmo.

O que é um programa?

Um programa de computador são algoritmos escritos em uma linguagem de programação (Java, C#, Cobol, Fortran, etc) que são interpretados e executados em uma máquina (computador). A complexidade de um programa pode variar de simples, como a calculadora do seu smartphone, até mesmo a uma bastante complexa, como é o caso dos sistemas operacionais.

Conclusão da parte 1 do Curso de programação do tio Who’s Nerd.

Como vocês puderam ver, o que falamos aqui é algo bastante simples, mas deveras genérico. Se formos pegar uma solução computacional que já conhecemos há bastante tempo, como a pesquisa do Google, e tentarmos criar um algoritmo baseado no que vemos no nosso dia a dia, obviamente não iremos, de forma alguma, conseguir recriar o que de fato acontece por trás dos bastidores do algoritmo da poderosa ferramenta de pesquisa do Google, mas o que vimos aqui já é mais do que o suficiente para lhe fazer entender o nível mais básico da programação. Ainda há muito mais (muito mais mesmo) a ser visto, mas por enquanto paramos por aqui.

Na semana que vem iniciaremos os famosos pseudocódigos, que lhe ajudarão a fixar melhor essa questão dos algoritmos e tudo mais. Nos vemos no próximo Domingo com mais uma aula do nosso curso de programação? Ah, antes que eu esqueça, vou propor logo abaixo alguns exercícios para os mais aplicados, e caso queiram responder nos comentários ou mesmo no nosso formulário de contato, sintam-se a vontade.

Exercícios:

1) Crie um algoritmo para flertar com um(a) garoto(a) na balada.

2) Crie um algoritmo para despistar o flanelinha que ficou guardando o seu carro a tarde inteira.

3) Crie um algoritmo para lavar a louça (e não quebrá-la).

4) Crie um algoritmo para imigrar do Brasil para um país de sua escolha.

5) Crie um algoritmo para criar uma campanha de RPG para jogar com os amigos.

(Bônus Extremely Hard)

6) Crie um algoritmo para convencer um criacionista sobre a improbabilidade da sua crença. (just kidding… ou não)

 

  • Cristiano Coxinha

    Agora eu aprendo! Kkkkkk

    • Pois comece logo resolvendo a sexta questão. hehehehehe 😛