Jogos casuais: Você sabe o que são?


7 Flares Facebook 3 Twitter 3 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 7 Flares ×

jogos casuaisHoje o termo Jogo Casual soa pejorativo para muitos jogadores mais dedicados, que popularmente são conhecidos como “Hardcore Gamers“, mas será que os jogos casuais devem ser tão mal vistos assim? Sites como o TocaDosJogos, que traz um vasto número de jogos do gênero para quem quiser ver na prática do que se tratam os tais Jogos Casuais.

Jogos Casuais: Onde tudo começou

Antes dos jogos em resoluções altíssimas, gráficos estupidamente detalhados, e plots dignos de um filme hollywoodiano de alto orçamento, houve uma época onde os jogos não passavam de grandes pixels dispostos num monitor monocromático e emitiam algo que, aos ouvidos mais apurados de hoje, dificilmente poderia ser chamado de som. De qualquer forma, nessa época não existia qualquer definição do que era jogo casual ou não, pois basicamente todo jogo seria considerado casual, já que os mesmos não contavam com uma história sequencial com início, meio e fim (não que isso necessariamente defina um jogo convencional e não casual. vide: FPSs Online, MMORPGS e MOBAs), não  contavam com uma jogabilidade complexa e tampouco com HUDs inovadores ou coisas do tipo. Tudo se resumia a “piu piu piu“, imaginação complementando 95% do que os gráficos conseguiam mostrar e muitos joysticks quebrados.

Jogos Casuais: Onde encontrá-los?

Se você conseguiu pegar o feeling da coisa, provavelmente você mesmo já deve ter a resposta dessa pergunta, mas me arriscando a subestimar o seu vasto conhecimento, tratarei de indicar algumas formas de encontrar os benditos jogos casuais. Como falei acima, sites como o TocaDosJogos podem ser uma fonte quase infindável de jogos do gênero, mas além dos Web Games, há outros dispositivos e aparelhos que também possuem acessos a bibliotecas de jogos casuais, e são eles:

  • Smartphones (iOs, Android, Windows Phone, outros)
  • Videogames portáteis (Nintendo DS, PS Vita, outros)
  • Consoles (PS3/PS4, XBox 360/Xbox One, Wii /Wii U, outros)
  • Computadores (PC, Mac, Linux, etc)

Como vocês podem ver, basicamente qualquer dispositivo com processador, saída de vídeo e uma tela podem ser alvos em potencial de jogos casuais.

Jogos Casuais: Cuidado, nem tudo que reluz é ouro.

Há uma percepção muitas vezes equivocada, de que todo jogo casual é feito para um momento despretensioso e que gera pouco efeito viciante. Lembrem-se que casos como Plants vs. Zombies, Angry Birds e Candy Crush estão aí para provar o contrário. Há também outra concepção equivocada a respeito dos jogos casuais no que se refere a tempo de dedicação ao jogo, onde muitas vezes pensa-se que você pode dedicar poucas parcelas de tempo do seu dia para passar o seu tempo. Isso é uma inverdade quando falamos de jogos casuais online, onde o mesmo tem em sua mecânica a competição entre os outros usuários. Esse que vos escreve já teve uma experiência tenebrosa com um desses jogos, onde o objetivo era crescer a sua vila e expandir o seu território e atacar os adversários. No ápice do meu vício nesse maldito jogo, cheguei a programar o alarme para eu acordar em determinado horário da madrugada só para administrar uma expansão de uma das vilas ou coisa do gênero. Portanto, crianças, joguem com moderação e aproveitem esses momentos de entretenimento para dar asas a imaginação (não é por que não estamos mais na era dos 8bit que não podemos mais fazer isso, não é mesmo?).