Game Nerd: Gamedev Story 2


9 Flares Facebook 2 Twitter 2 Google+ 5 Pin It Share 0 Email -- 9 Flares ×

hugo_gamedevstorytopo.03.01Olá Nerds !!!

Hoje farei minha primeira análise sobre um jogo muito interessante.

Bom, já que jogos e desenvolvimento de jogos são um dos interesses que compartilhamos por aqui, nada melhor do que juntar os 2 em um pequeno produto. 😛

Estou falando do jogo para Android, iPhone e PC: Gamedev Story.

Nele, você dá inicio a sua pequena empresa de desenvolvimento de jogos, onde pode contratar diversos tipos de funcionários. Dentre eles programadores, designers, escritores, sonoplastas, diretores de projeto, etc..

hugo_gamedevstory02.03.01

O que mais me agrada neste jogo, são as constantes referências que ele possui a respeito do mercado de jogos e sobre tecnologia em geral.

hugo_gamedevstory03.03.01

Além de desenvolver seu próprio jogo, você tem de se preocupar com a divulgação em revistas, comerciais ou até mesmo a participação em feiras de jogos, podendo contratar também desde pessoas vestidas de animais para atrair um público mais infantil, ou até mesmo garotas vestidas de personagens para um público mais… digamos… mais velho 😛

Com o passar do tempo, você também terá de se preocupar com o envelhecimento da sua base de jogadores, à medida que eles vão passando de uma faixa de idade para outra.

hugo_gamedevstory07.03.01

É importante ter profissionais de ramos variados ou você terá de contratar alguém de fora da equipe para produzir gráficos ou sonoplastia.

hugo_gamedevstory06.03.01

A princípio, tudo começa em um lugar que comporta apenas uma pequena equipe, mas à medida que sua empresa ganha fama você poderá alugar um lugar maior onde poderá contratar mais profissionais.

Ah, por falar em fama, todo ano acontece um evento que premia os melhores jogos nas áreas de gráficos, inovação, etc, além de penalizar o pior jogo dentre as empresas participantes.

É muito engraçado ver as referências nos nomes de cada lançamento. 😛

E por falar em eventos, temos também eventos de lançamentos de consoles, anúncios de descontinuação de consoles, etc.

Mais uma dica, quando a grana estiver curta, sua empresa sempre poderá fazer trabalhos (contratos) de freelancer para agências de propaganda, etc, só tenha cuidado para não ficar muito tempo sem produzir nenhum lançamento.

hugo_gamedevstory05.03.01

Temos ainda as principais fases de desenvolvimento como versão Alfa, Beta e Final onde até o final da primeira é priorizada a diversão e dinâmica de jogo e nas posteriores entram o desenvolvimento pesado dos gráficos e sons.

E para finalizar, por mais que as pesquisas com o público digam que sua empresas esta focando muito em um gênero, ignore (Sério!). O que seria de grandes séries como Final Fantasy (Na sua época de ouro) se eles tivessem ouvido estas críticas ?


Sobre Hugo Galvão

Nascido nas Highlands, mais conhecidas como Guaraciaba do Norte, é forte entusiasta da indústria de jogos, assim como do desenvolvimento de jogos independentes. Licenciado em Ciências da Computação, almeja transformar sonhos em jogos e robôs.

  • Instalei hoje no meu defasado Quench e tô achando muito show! 😀

  • Ryuuzaki

    gostei. vou instalar no meu Galaxy Tab =D