One-Punch Man – Dica de Mangá


15 Flares Facebook 6 Twitter 5 Google+ 1 Pin It Share 3 Email -- 15 Flares ×

Olá Nerdalhada! Mais uma vez, depois de muito tempo, retorno à casa para trazer mais um tesouro escondido, na selva da informação, a saber, One-Punch Man.

Mas antes, um questionamento, o quanto vale uma história? Caso se tenha uma boa ideia de mangá, vale a pena sair que nem um louco rabiscando e colocar em um blog? E se eu não souber desenhar e meus rabiscos parecerem desenhos de uma criança de 5 anos? (Sim os meus parecem mesmo)

Por que estes questionamentos aqui, antes da recomendação? Bom, creio que logo vocês vão entender.

One-Punch Man: Conheça esse mangá inusitado

Primeiramente, com o grande alcance proporcionado por meios digitais, aka internet, cada vez mais pessoas comum possuem, em teoria, o poder de alcançar um grande público, sem necessariamente precisar de uma distribuidora. E, para mangás, isto não é diferente. Mas como uma pessoa iria imprimir e distribuir um mangá, você me pergunta? Ela não vai… Para isto existem os Web Comics, ou seja, são mangás exclusivamente distribuídos em meios digitais, quase que preferencialmente no blog pessoal dos próprios criadores.

Dito isto, a dica de mangá de hoje será sobre um Web Comic que alcançou, apesar de seus problemas, um considerável sucesso… Sucesso ao ponto de chamar a atenção de Artistas profissionais e editoras de verdade. Qual a surpresa? Lembra que perguntei se valia a pena criar um web comic e lançar mesmo que seu traço seja igual ao de uma criança de 5 anos? Então, este é o caso.

One-Punch Man foi, inicialmente, uma web comic independente, publicada a partir de 3 de junho de 2009, onde o criador, ONE, não se importou nem um pouco com a forma, apenas queria contar uma história que fosse leve e ao mesmo tempo engraçada. Se trata da história de um indivíduo comum, em um mundo atacado por criaturas/monstros do submundo/espaço/Etc que são combativas por pessoas que tem como profissão “Ser Herói”. Basicamente, nosso protagonista treina tanto, TANTO, que ele fica tão forte que nada, nenhuma criaturas/monstro consegue ao menos arranha-lo, por mais forte que seja. Então, a vida começa a ficar tediosa. Ele é tão forte, tão desproporcionalmente forte, que nada mais faz o menor sentido, e aí que está toda a graça deste Web Comic.

one-punch man 01

Nosso “Herói”, Saitama (サイタマ)

Logo após tanto sucesso, foi lançado um Remake onde um desenhista de calibre, Yūsuke Murata, ficou a cargo de redesenhar TODA A HISTÓRIA, página por página, quadro por quadro.

one-punch man 02Recomendo MUITO que vocês leiam as duas versões, pois é bem legal acompanhar a diferença de nível entre as duas publicações.

Lembra, mais uma vez, quando falei que ele desenhava igual uma criança de 5 anos? Não está acreditando? Toma:

one-punch man 03

One-Punch Man – Original por ONE.

E aqui como ficou o Remake:

one-punch man 04

One-Punch Man – Remake por Yūsuke Murata

Hehe, eu sei, são quase iguais. Devo confessar que descobri primeiro o Remake, hehe, e depois achei que o original era algo “Fan Made“, (Risos histéricos contidos).

Depois que fui pesquisar mais sobre o tema, com o queixo no chão, fui humildemente ler toda a história original, (Até por que ela está muuuito a frente do remake) e quer saber? MUITO BOM!!!

Não foi por acaso que uma série despretensiosa como esta alcançou tanto sucesso, ao ponto de gente grande resolver contactar o criador e propor uma serialização de verdade.

Bom pessoal, é isto, se você quer fazer um mangá mas acha que nunca teria chances, lembre-se:

Isto:

one-punch man 05

Sim, isto é parte da obra…

Se tornou isto:

one-punch man 06

Sim, ele foi 100% redesenhado, quadro à quadro…

Então é isto amigos,não desistam de seus sonhos, por mais improváveis que eles sejam.

Até a próxima!!!


Sobre Hugo Galvão

Nascido nas Highlands, mais conhecidas como Guaraciaba do Norte, é forte entusiasta da indústria de jogos, assim como do desenvolvimento de jogos independentes. Licenciado em Ciências da Computação, almeja transformar sonhos em jogos e robôs.