Emmanuel Lubezki: Conheça o ganhador do Oscar de melhor fotografia


17 Flares Facebook 3 Twitter 13 Google+ 1 Pin It Share 0 Email -- 17 Flares ×

Emmanuel Lubezki, diretor de fotografia, ganha ao Óscar 2014 na categoria de melhor Fotografia com o filme Gravidade (Gravity), e estou para falar (escrever, Whatever) sobre ele. Aqueles detalhes da vida pessoal e profissional das pessoas que gostamos de saber!

emmanuel lubezki 01

Emmanuel Lubezki

Emmanuel Lubezki: Do México para a máxima premiação do cinema mundial

Emmanuel Lubezki nasceu na Cidade do  México em 1964, filho do ator mexicano Muni Lubezki, começou sua carreira ainda nos anos 80, e se concentrou bastante nas produções cinematográficas independentes de seu país (por isso não tínhamos visto seu nome em prêmios importantes como o do Oscar antes). O seu primeiro filme americano foi lançado em 1993, um longa independente que aqui no Brasil foi divulgado como Cash, Em buscar do dólar (Twenty Bucks), depois a filmografia ficou bastante diversificada, incluindo filmes Mexicanos, Americanos, e etc. Mas, dá para perceber que a sua linha criativa segue o rumo para ficção, que é a linha do filme Gravidade (Gravity).

Desde cedo, Emmanuel Lubezki mostra seus talentos com direção de fotografia num caminho louco criativo, num rumo que nem em Star Wars se encaixa. Como você sabe, dirigir cenas fotográficas de um filme, vai muito mais além de enquadrar e fotometrar, trata-se de continuidades que passem sensações ao espectador.

emmanuel lubezki 02 - GravidadeNo filme Gravidade, o fotógrafo de cinema conseguiu atingir um nível hard quando estamos falando de um filme com poucos detalhes de história para contar. Posso citar, como exemplo que faz a diferença, as cenas de monólogo, em que a Sandra Bullock passa muitos minutos sozinha em uma tensão, que se não fosse pelo diretor de fotografia, não seria nada criativo. Ele conseguiu criar ângulos, em um belíssimo chroma key (que vai sugar o fotógrafo também nas pós produções), com iluminação, sintonia, continuidade, e todo o conjunto da fotografia de forma exemplar.

Então, bem merecido esse prêmio, ou vamos avaliar todos os fotógrafos que disputaram o troféu?


Sobre Helosa Araújo

Graduada em Publicidade e Propaganda e especialista em Moda e Comunicação pela Universidade de Fortaleza, eterna estudante e pesquisadora (tendo como principais temas a fotografia, sociedade, cultura e etnias) e dona do blog Tem Na Fotografia. Teve seu primeiro contato com a fotografia (propriamente dita) em 2005 e depois de trabalhar em vários setores da comunicação se entregou aos clicks em 2007 e hoje não sabe ver uma cena sem um determinado olhar crítico pensando em uma forma de enquadrá-la. Profissionalmente falando, Helosa vivia dividida entre várias categorias da fotografia, passeou como freelancer pela fotografia Social, de Moda, Publicitária, Newborn e Documental, hoje, repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste tenta cumprir o seu papel de comunicadora visual usando a fotografia como sua principal ferramenta.